Quem faz uso do carro diariamente, ou não, sabe que existem marcas, riscos, arranhões que simplesmente surgem. Ou seja, aparecem sem nenhum motivo aparente, sem hora marcada, mesmo com todos os cuidados e precauções na hora de usá-lo. Sendo grandes riscos, outros pequenos, sejam eles como forem, ninguém quer um carro arranhado, não é mesmo? Pensando nisso, hoje, separamos dicas incríveis para você aprender a como eliminar riscos de carro de forma caseira.
Em alguns casos, um simples polimento pode retirar esses riscos. Porém, há outros casos em que o polimento ajuda, mas é apenas um dos passos.
Portanto, em outras situações, envernizar o carro também pode ser suficiente, mas, às vezes, risco é maior e mais profundo do que parece ser. Então, para te preparar para remover o pequeno risco, como para tirar o mais difícil, elencamos o passo a passo abaixo. Confira a seguir.
Se você tem um carro, é de extrema importância possuir os itens elencados abaixo. Contudo, não é que seja necessário você fazer o uso deles sempre em conjunto para todos os arranhões, porém, esses itens são primordiais e você fará uso deles com as dicas que daremos a seguir. Veja os itens abaixo:
Se você precisa remover algum risco do seu veículo, pode conferir agora mesmo algumas das opções que iremos apresentar abaixo. Então, confira as dicas e mãos à obra!
Você precisa saber se houve um risco superficial ou profundo, para ter uma melhor ideia de como dar prosseguimento a correção. Ainda, isso você só saberá se analisar bem e verificar todas as camadas.
Caso for um risco que ultrapasse a extensão de todas as camadas do carro, talvez seja bom você procurar um especialista. Porém, se for um risco grande, mas que não esteja tão profundo, mantenha a calma, que você mesmo pode resolver o problema.
Não é porque você vai retirar um risco do carro que você fará isso com ele sujo. Então, para não lavar só a extensão do risco, aproveite para lavar e secar todo o seu veículo também. Ou seja, é muito importante secar o carro para que o conserto dê resultado.
Nesse passo é imprescindível muito cuidado ao passar a lixa. A ideia é igualar a diferença do risco com a carcaça do carro. Porém, se você acabar “errando a mão”, pode ser que a diferença se torne ainda maior e fique desigual. Então, ao lixar, procure fazer movimentos leves e circulares. Vá lixando pouco a pouco para obter o melhor resultado.
Depois que você lixar, retire toda a poeira que fica nessa parte e aplique a massa para polir. Desse modo, você vai aplicar a massa na parte lixada.
Com ela, você dará início ao polimento. Desse modo, é importante ler as dicas do fabricante para que você veja o passo a passo do manuseio da máquina, principalmente se você nunca usou uma antes. No entanto, de toda e qualquer forma, independentemente de como ela seja, você precisará começar com movimentos circulares leves.
Você precisará retirar o excesso de massa de polir que ficou na lataria do carro. Para isso, faça uma lavagem normal na área polia e seque bem.
Para que a área que acabou de polir não fique opaca, utilize a cera para dar brilho a ela. Desse modo, pode ser a mesma que você já está acostumado a usar em todo o carro, não se preocupe com isso.
Como foi possível observar no passo anterior, você vai encerar a parte polida que antes era a parte arranhada do carro. Porém, se você encerar só a parte polida, o seu carro vai ficar desigual. Então, para que isso não aconteça, passe a cera em todo o carro.
Dessa forma, é importante realizar o passo 2 (lavar o carro todo), pois agora, na hora de igualar o veículo encerando-o todo, você já terá realizado aquele passo e só finalizará com a cera.