Lembra de uma canção infantil que diz assim: “um elefante incomoda muita gente, dois elefantes incomodam muito mais”? Então, focando no reino animal, imagine um carrapato e uma pulga no seu pet? E várias pulgas e carrapatos? Concorda que nossos amigos de quatro patas merecem ser livres destes parasitas? Então, para ter este cuidado com nossos amigos peludos, vamos te ensinar umas dicas incríveis de como eliminar pulgas e carrapatos de seus pets.
Estes parasitas são diferentes em sua constituição física e comportamento, mas iguais em possibilidade de incomodar e transmitir doenças para os bichos e humanos! Confira, agora, como eliminar pulgas e carrapatos de seus pets.
Mantenha seu pet sempre limpinho, e o local onde ele fica também, como o canil, por exemplo
Mantenha seu terreno limpo caso more em uma casa com quintal, e, caso não more, faça uma inspeção no seu bichinho depois de cada passeio na rua.
O sinal de pulgas é, logicamente, quando o pet fica se coçando bastante. Porém, os carrapatos também podem causar coceira, inchaço e vermelhidão. Detectados os sinais da presença dos parasitas, vamos correr para eliminá-los bem rapidinho!
Antes de realizar procedimentos para eliminar os parasitas, é preciso conhecer o tamanho do problema que enfrentaremos.
Se a presença dos parasitas é pequena e mais recente, soluções com ingredientes caseiros darão conta do recado. Entretanto, se for verificada uma infestação, é necessária consulta a um veterinário e a contratação de um profissional de dedetização.
É muito importante saber que não é apenas eliminar os parasitas no PET, mas dedetizar o ambiente para evitar que voltem a incomodar e ferir o seu animalzinho. Outro aspecto importante é que os venenos que matam carrapatos geralmente eliminam as pulgas, mas o contrário nem sempre é verdade. Então, para saber exatamente qual produto usar para ter eficácia em caso de infestação, apenas um profissional para te orientar!
Se a infestação não for severa, então podemos lançar mão de produtos caseiros. Para te auxiliar, confira então logo abaixo como preparar esse produtos caseiros.
Confira alguns produtos naturais para te auxiliar nessa tarefa e se livre de uma vez desse problema.
O vinagre de maçã tem uma ação muito poderosa para higienização e até hidratação dos pelos do seu animal de estimação. Então, para essa solução vamos usar um copo de vinagre de maçã em um litro de água bem morninha. Depois, acrescente 3 gotas de óleo essencial de cedro.
Em seguida, use esse líquido nos pelos do animal, esfregando suavemente até a pele ficar bem molhadinha. Lembre-se de usar luvas de proteção para realizar este procedimento e tome muito cuidado para não cair nos olhos do animal. Deixe agir por 30 minutos e retire o produto com água morna.
Tenha muito carinho com seu animal nesse momento, pois lembre-se que a pele dele pode estar ferida pela ação dos parasitas.
Estas frutas cítricas agem como repelente natural contra os carrapatos, então você pode fazer um chá destas frutas e banhar o seu bichinho com ele. Então, corte uma unidade de cada fruta e coloque para ferver por dois minutos.
Quando esfriar, coe e, sem seguida, lave o animal com este chá. Caso queira aproveitar bastante o poder desta mistura, dobre a receita e use para passar pano em toda a casa, lavando, também, os locais onde seu PET dorme.
Existem uma grande quantidade de soluções para eliminar e prevenir que seu animal vire o hospedeiro de pulgas e carrapatos. Por isso, faça uma pesquisa sobre coleiras, sprays e shampoos existentes no mercado para saber qual a melhor solução para o seu amigo de quatro patas.
Quanto aos remédios de uso oral, o ideal é consultar um veterinário para que ele recomende o produto e a dosagem adequada para seu animal.
O querosene já foi indicado para eliminar pulgas e carrapatos, assim como a creolina e o álcool. Porém, estes produtos causam um mal enorme à saúde de seu PET. Então, não utilize nenhum produto desinfetante no seu animal, mesmo que sejam diluídos em água. Eles podem intoxicar severamente o seu bichinho. Use soluções mais naturais ou apenas os remédios recomendados.