Para criar uma proposta comercial de sucesso, é preciso que ela seja bem apresentada. Veja como fazer!
A capa de uma proposta comercial passa a imagem de organização. Por isso, a capa da sua proposta é como se fosse um cartão de visitas da sua empresa. Por isso, inclua cores e mantenha a identidade visual da marca, bem como informações de contato.
A estrutura de uma proposta de negócios facilita o entendimento dos apontamentos da proposta. Por isso, elaborar um sumário é importante, pois a pessoa saberá o tamanho exato da proposta, bem como terá mais confiança na imagem da empresa.
Dentro de uma proposta comercial é importante uma introdução objetiva e elaborada. Não há um padrão, mas as pessoas inserem a história da empresa, de forma sucinta, bem como os produtos oferecidos.
É estratégico fazer a introdução personalizada para cada cliente, afinal a proposta não é padrão. Assim a proposta passa mais confiabilidade, uma vez que será notória sua dedicação para cada caso.
A proposta inteira e direcionada é feita neste momento. Sendo assim, informe os detalhes do produto ou serviço, bem como termos, garantias, coberturas e valores.
Neste momento são dados aos clientes os primeiros prazos para a entrega do serviço ou produto.
Importante detalhar os prazos, bem como o motivo de cada um. Sendo assim, fale das etapas dos processos e deixe claro que alterações na proposta implica em alteração de prazos.
Esse termo não é cabível a todas as propostas. Pois depende do serviço oferecido, bem como do produto.
O termo mútuo entre as partes garante o sigilo sobre diversas situações, como assessoria contábil, serviços diversos, terceirizações. Enfim, é uma segurança para o cliente sobre os dados de sua empresa. Bem como para o setor comercial, quanto aos dados e valores propostos.
Muitos profissionais da área comercial não colocam histórico nas propostas. Contudo, é uma forma de mostrar ao cliente que possui experiência e relevância no mercado.
Interessante incluir experiência de mercado e qualificações. Caso tenha fotos ou projetos, pode incluir nesse espaço.
Ainda pode incluir de forma sucinta cases de sucesso.
Importante ressaltar que esse modelo de proposta comercial é válido para propostas físicas e/ou online.