Empreendedorismo

Como Elaborar Uma Proposta Comercial?

Elaborar uma proposta comercial de forma profissional faz diferença no fechamento do negócio. Por isso, veja como elaborar uma proposta de sucesso!

Elaborar uma proposta comercial – Detalhes de Sucesso

Para criar uma proposta comercial de sucesso, é preciso que ela seja bem apresentada. Veja como fazer!

Capa – A imagem da proposta comercial

A capa de uma proposta comercial passa a imagem de organização. Por isso, a capa da sua proposta é como se fosse um cartão de visitas da sua empresa. Por isso, inclua cores e mantenha a identidade visual da marca, bem como informações de contato.

Sumário

A estrutura de uma proposta de negócios facilita o entendimento dos apontamentos da proposta. Por isso, elaborar um sumário é importante, pois a pessoa saberá o tamanho exato da proposta, bem como terá mais confiança na imagem da empresa.

Introdução

Dentro de uma proposta comercial é importante uma introdução objetiva e elaborada. Não há um padrão, mas as pessoas inserem a história da empresa, de forma sucinta, bem como os produtos oferecidos.

É estratégico fazer a introdução personalizada para cada cliente, afinal a proposta não é padrão. Assim a proposta passa mais confiabilidade, uma vez que será notória sua dedicação para cada caso.

Proposta comercial

A proposta inteira e direcionada é feita neste momento. Sendo assim, informe os detalhes do produto ou serviço, bem como termos, garantias, coberturas e valores.

Cronograma

Neste momento são dados aos clientes os primeiros prazos para a entrega do serviço ou produto.

Importante detalhar os prazos, bem como o motivo de cada um. Sendo assim, fale das etapas dos processos e deixe claro que alterações na proposta implica em alteração de prazos.

Termo de confidencialidade

Esse termo não é cabível a todas as propostas. Pois depende do serviço oferecido, bem como do produto.

O termo mútuo entre as partes garante o sigilo sobre diversas situações, como assessoria contábil, serviços diversos, terceirizações. Enfim, é uma segurança para o cliente sobre os dados de sua empresa. Bem como para o setor comercial, quanto aos dados e valores propostos.

Histórico

Muitos profissionais da área comercial não colocam histórico nas propostas. Contudo, é uma forma de mostrar ao cliente que possui experiência e relevância no mercado.

Interessante incluir experiência de mercado e qualificações. Caso tenha fotos ou projetos, pode incluir nesse espaço.

Ainda pode incluir de forma sucinta cases de sucesso.

Importante ressaltar que esse modelo de proposta comercial é válido para propostas físicas e/ou online.