O tema economia da água sempre está em alta, considerando que os reservatórios naturais de água potável são esgotáveis. Sendo assim, além do cuidado em preservar esse recurso, temos que estar cientes que a redução no consumo pode folgar os nossos bolsos.
A água já usada na lavagem de roupas, por exemplo, pode ser reutilizada para outros fins. É possível lavar calçadas, sapatos, tapetes e até mesmo o chão sem mais desperdícios. A economia é bastante relevante, considerando que muita água é utilizada na lavagem de roupas.
Também é possível economizar água no banho em momentos específicos. Basta fechar o chuveiro quando for se ensaboar ou lavar os cabelos.
Deixar a torneia ligada enquanto está lavando louça ou escovando os dentes, por exemplo, pode consumir muita água. A recomendação é fechá-la sempre que possível, inclusive bem apertado para evitar gotejamento.
Para muitos brasileiros, inclusive para aqueles que moram em regiões em que as temperaturas costumam ser elevadas, o ar-condicionado é um produto indispensável. Todavia, com a alta nas cobranças nos últimos meses, surge a preocupação quanto ao consumo de energia.
Um fator positivo relacionado ao consumo de energia elétrica diz respeito ao avanço de tecnologias. Atualmente, a intenção das empresas de eletros é trazer para o mercado um produto super tecnológico que gaste pouca energia. A estratégia prevê a chegada de novos clientes.
Os modelos mais recentes dos ares-condicionados da TCL, por exemplo, prometem até 75% de economia em comparação com os mais antigos. A empresa justifica essa capacidade na automação do compressor segundo a necessidade do ambiente, o que evita picos de energia.
“Sempre buscamos trazer o que há de mais moderno a nível global para os nossos consumidores, e hoje temos no mercado modelos de última geração que entregam conforto para o usuário e ao mesmo tempo uma excelente eficiência energética, sem que haja surpresas com a conta de luz no final do mês”, disse Nikolas Corbacho, Gerente de Produtos da SEMP TCL.
Vale ressaltar que a empresa também divulgou algumas dicas que podem economizar energia na hora de usar o ar-condicionado. Confira a seguir.