Saúde e Bem Estar

Como diminuir o desconforto causado por salto alto

Saber como diminuir o desconforto causado por salto alto é o objetivo de muitas pessoas que passam o dia inteiro em pé sobre eles. Afinal, só quem usa com frequência sabe o quanto o salto alto pode cansar e até machucar os pés.

Por conta destes fatores, fizemos este guia com dicas super simples e que você poderá pôr em prática a partir de hoje. Continue lendo e entenda.

Como diminuir o desconforto causado por salto alto

Entenda como diminuir o desconforto causado por salto alto de maneiras muito eficientes e simples:

1- Alongar os pés é uma boa pedida

Quando vamos nos exercitar, dançar ou praticar alguma atividade mais intensa, o alongamento nos salva daquela sensação de cansaço e dor extrema no final, não é mesmo? Pois é!

No caso do uso de salto alto não é diferente. Quando vamos passar um longo período usando este tipo de calçado, é essencial que façamos um bom alongamento nos pés antes de simplesmente colocá-lo dentro do sapato.

Para isso, você poderá:

  • Fazer “ponta” com os pés, como se estivesse no formato de uma bailarina. Faça isso por 5 segundos e relaxe. Repita pelo menos 6 vezes.
  • Suba na ponta dos pés e desça repetidas vezes.
  • Massageie todo o seu pé, com delicadeza e, ao mesmo tempo, certa firmeza. Isso ativa a circulação e promove um maior relaxamento.

Lembre-se que este alongamento pode acontecer de tempos em tempos, durante o dia de uso do sapato.

Veja também: Dicas para diminuir a retenção de líquidos

2- Escolha a altura do salto de acordo com a sua adaptação

Se você não é acostumada a usar saltos muito altos, então não tente forçar uma mudança da noite para o dia. Mas sim, procure sempre ir aumentando a altura gradativamente.

Além disso, se o evento ou momento não exigir salto muito alto, evite-o. Assim você estará prevenindo as dores e terá muito mais conforto ao longo do dia.

3- Cuide da saúde dos seus pés com mais atenção

Os nossos pés estão sustentando o nosso corpo ao longo de todo o dia. Porém, muitas vezes acabam sendo negligenciados e não recebem atenção da forma como deveriam.

Isso, no longo prazo, poderá deixar as unhas encravadas; calcanhar rachando; causar frieiras por conta do sapato fechado; etc.

Portanto, procure ao menos uma vez por semana “mimar” os seus pés. Vale fazer massagens, esfoliar, ir à pedicure, enfim. Dê uma atenção especial para eles, regularmente.

4- Como diminuir o desconforto causado por salto alto: Utilize palmilhas para diminuir o “impacto”

Por fim, lembre-se de usar o que o mercado da beleza e saúde disponibiliza para que o nosso dia a dia seja mais confortável e agradável. Isto é, invista em palmilhas e protetores que amortecem o impacto causado pelo uso do salto alto.

Assim, ao final do dia você sentirá os seus pés mais bem cuidados e menos cansados. Além de que estará evitando os tão temidos calos.

Cuide dos seus pés e tenha um dia-a-dia muito mais confortável. Afinal, o uso inadequado de salto alto pode ocasionar deformações, unha encravada e outros problemas. Fique atento!