Desenvolver a autogestão é o primeiro passo para ter uma rotina organizada e que traga bons resultados. E isso vale tanto para quem quer gerir o tempo dos estudos e do trabalho, quanto quem quer gerir o tempo com as atividades domésticas, por exemplo. Quando não temos um cronograma estabelecido por outra pessoa, automaticamente temos que praticar a autogestão.
Porém, para algumas pessoas essa prática pode ser muito difícil. Por conta disso, elaboramos esse conteúdo para lhe ajudar a gerir o seu tempo e as suas atividades de uma forma mais coerente e efetiva. Acompanhe e entenda.
Alguns passos podem lhe ajudar a desenvolver a autogestão. Veja cada um deles abaixo:
O primeiro ponto que deve ser analisado é a forma pela qual você tem investido o seu tempo em atividades cotidianas. Vale anotar, em uma agenda, quais são essas atividades. Lembre-se de incluir tudo o que você faz ao longo do dia: tempo para preparar o almoço, arrumar a cama, ler um livro, tomar banho, enfim! Considere anotar tudo, incluindo o tempo gasto no celular.
Quando você conseguir visualizar a forma como você gasta o seu tempo, conseguirá enxergar quais atividades têm “sugado” a sua energia sem que você se dê conta. Assim, poderá se policiar para cortar essas tarefas que não agregam no seu cotidiano.
Otimizando o seu tempo, ao cortar o que não é tão interessante, você já poderá criar metas e objetivos para a sua rotina. Assim, é possível desenvolver a autogestão a partir do momento em que você sabe o que deve ser feito, em qual instante do dia.
Entretanto, considere estabelecer metas claras e que sejam coesas com a sua realidade, respeitando os seus limites e suas capacidades.
Faça um plano de ação para pôr a mão na massa e concluir as tarefas que você listou acima. Afinal, faz parte da autogestão saber exatamente como e quando agir. Para isso, procure sempre tirar um momento no seu fim de semana, para pensar com calma e coesão na semana que iniciará. Dessa maneira você consegue estabelecer uma rotina.
À medida em que você cria um plano de ação para cada tarefa, você pode perceber que algumas ações podem ser delegadas. Não tenha medo de delegar! A partir do momento que você permite que outra pessoa faça determinada atividade, você terá tempo para praticar outras ações igualmente importantes, porém, que você tem mais afinidade. Logo, você otimiza tempo e promove mais motivação e bem-estar.
Por fim, para desenvolver a autogestão com eficiência, mantenha-se sempre próximo do seu plano. Assim você consegue mensurar o que não está saindo como o planejado, o que pode ser melhorado e o que pode ser implementado. Tudo isso sempre visando melhores resultados lá na frente. Organize-se!