Quer aprender como cultivar plantas no banheiro? Temos dicas incríveis para você. A decoração da nossa casa é sempre um fator que recebe atenção e cuidado, ainda mais para os amantes de plantas. O melhor é poder usar as mudinhas em qualquer cômodo da casa, inclusive no banheiro. O cultivo de plantas no banheiro é muito interessante para manter o ambiente harmônico e bem decorado, além de contribuir para melhorar o cheiro, trazendo uma sensação mais agradável.
Algumas plantas são mais específicas do que outras para que você consiga cultivar adequadamente, além de ser importante se atentar a algumas dicas de métodos. Por isso, preparamos algumas dicas de como cultivar plantas no banheiro para que você aproveite melhor o ambiente.
Apesar de algumas especificidades, muitos tipos de plantas conseguem se desenvolver bem no banheiro. Isso acontece principalmente por conta da umidade, que já permanece constantemente ali no cômodo. Porém, é preciso ter cuidado com plantas de ambientes secos, pois elas correm o risco de não crescer.
Para você que quer conhecer plantas ideais e que se adaptam muito bem ao ambiente mais úmido do banheiro, separamos então algumas dicas especiais. Confira a seguir.
É uma planta que gosta de ambientes úmidos e consegue se desenvolver normalmente sob efeito de luz artificial.
A avenca é fácil de regar! Sempre se atente à quantidade de água, não sendo necessário encharcar a terra, basta usar um borrifador e borrifar a água sobre a terra e folhas.
É uma planta resistente a ambientes úmidos e não requer tanta luz natural para se desenvolver. Não é necessário regar com muita frequência.
A Espada de São Jorge é ideal para quem não tem muito tempo ou é um pouco esquecido, pois só é preciso regar, no máximo, num intervalo de 2 semanas.
Não é porque a sua plantinha está em um ambiente úmido que ela pode ficar mais tempo sem ser regada! Em algumas mudas, você pode usar uma quantidade de água menor que o habitual, mas a regularidade (adequada para cada tipo de planta) deve ser mantida, pois a umidade não funciona como substituta.
Então, mantenha sempre uma rotina!
O vaso de barro não é interessante, principalmente por dois motivos: o dano ao vaso causado pelo excesso de umidade e a sujeira consequente, podendo gerar aquelas manchas avermelhadas e barrentas que todos já estão familiarizados.
É interessante utilizar um vaso de cerâmica (ou aqueles de plástico), que possuam furos nas laterais. Esses furos facilitam a circulação de ar e favorecem o crescimento das raízes. Além, claro, do vaso evitar muita sujeira.
É importante que seu banheiro possua uma janela, seja grande ou daquelas menorzinhas. A ideia é que haja pelo menos um espaço para fora que favoreça a movimentação de ar e a entrada de algum grau de luminosidade.
Com algumas plantas, o vaso não deve ficar em um local exposto ao sol, pois pode murchar a mudinha. As orquídeas e as bromélias, principalmente.
Tente aproveitar o espaço e usar plantas de acordo com o tamanho do seu banheiro, afinal, você precisa de uma boa movimentação pelo espaço, até para evitar possíveis acidentes.
Uma dica valiosa, para que sua planta não morra, é plantar uma muda relativamente já desenvolvida. As mudas pequenas e recentes estão no momento mais delicado do processo e têm dificuldade para crescer, ainda mais em ambientes fechados, sendo difícil se manter saudável.
Apesar dos exemplos de flores, a melhor opção para decorar o seu banheiro é utilizar plantas folhosas. As flores, em geral, têm menos capacidade biológica de adaptação, possuindo uma tendência maior a murchar ou se desenvolver muito pouco.
Alguns banheiros não possuem janelas e nenhum tipo de abertura que permita a entrada de luz e vento. Nesses casos, o cultivo se torna muito difícil e a probabilidade da mudinha não se desenvolver é muito grande, mesmo plantando várias vezes.
A questão é: às vezes não compensa!
Como opção, se for o seu caso, você pode usar plantas artificiais. Claro que não são a mesma coisa, mas é uma alternativa para manter o seu banheiro decorado e aromatizado com plantas, de modo a proporcionar um visual agradável, de toda forma.
Diminui bastante o estresse, principalmente pelo aroma, que provoca uma sensação mais pacífica.
Pode atuar no alívio de dores de cabeça, pois a planta por si só já diminui a quantidade de gás carbônico, uma substância determinante para aumento da dor. Por fim, é claro, é benéfico para a decoração do ambiente, tornando-o mais agradável!