Você que quer aprender como cultivar baunilha em casa, seja no jardim, no quintal, ou em uma área maior de sua propriedade, temos algumas dicas incríveis que ajudarão você a ter belas flores de baunilha. Aliás, vale ressaltar que a baunilha é um tipo de orquídea que cresce se fixando em galhos e troncos. Então, confira agora todas as informações e aproveite.
Vamos aprender como cultivar baunilha em casa? Para cultivar a baunilha, você precisa ter em mãos alguns galhos que foram retirados do pé principal e dividi-los em mudas de 40 cm cada galho.
Os cortes dos galhos deverão ser feitos com uma tesoura. Esses galhos serão as novas mudas para o cultivo da baunilha. Você precisa ter, também, alguma palha ou folhas secas moídas ou trituradas.
Observação: após o uso da tesoura, lave-a e seque evitando assim a oxidação da mesma.
Quando iniciar o plantio das mudas de baunilha, não enterre no solo. Deixe a muda sobre o solo e forre com a palha ou as folhas secas moídas ou trituradas. Afinal, se colocar a muda aos pés de uma palmeira ou coqueiro, ela crescerá escalando o tronco dessas árvores.
Pode-se, também, colocar próximo ao galho dessa nova muda uma estaca na altura que você desejar. Assim você poderá conduzi-la ao seu modo e preferência. Sempre em local úmido e arejado.
Tenha cuidado quanto aos cortes para a preparação das novas mudas de baunilha. Então, quando você for cortar suas mudas de baunilha, evite cortar nas emendas ou gomos da planta. Por isso, corte entre um e outro gomo, pois nesses gomos é que nascem as raízes e folhas, dando o crescimento saudável à sua muda de baunilha.
Aproveite para colocar um pouco de canela em pó na extremidade do corte nos galhos de baunilha que você cortou. Afinal, esse processo vai ajudar a proteger o galho de fungos e parasitas. Isso porque a canela em pó é um excelente protetor natural anti-pragas e fungos.
Para cultivar mudas de baunilha em quantidade, você poderá criar uma cerca viva. Dessa forma, você pode conduzir suas mudas de forma que elas cresçam entre os fios de arame enquanto elas forem se alastrando. Dessa forma, isso formará uma cortina de mudas de baunilha. Inclusive, você deve colocar suas mudas numa distância de 1 metro entre uma muda e outra.
As mudas de baunilha que você vai cultivar sempre crescerão para cima. Nunca as mudas de baunilha crescem de cima para baixo. Então, fique atento para que direção seus galhos estão crescendo e, daí em diante, você a conduzirá de forma correta.
Pegue uma estaca e coloque dentro do vaso. Agora, adicione um pouco de terra, só para firmar a estaca. Em seguida, coloque sua muda e cubra com um pouco de palha. Então, amarre com barbante uma parte do galho de sua muda de baunilha na estaca, de forma que a conduza para cima.
Se for plantar as mudas em seu jardim, procure colocá-las perto de uma árvore ou tronco, ou fixe uma estaca no solo. Dessa forma, sua muda de baunilha encontrará o apoio para o seu crescimento e florada.
O preparo das mudas de baunilha, tanto para o corte quanto para o plantio, deverá ser sempre feito nas luas minguantes de cada mês. Então, atente-se para o local onde ficará sua muda, pois esse local deve ser de preferência à luz do sol da manhã.
Evite locais onde a luz solar é intensa e com grandes períodos de exposição solar, prejudicando seu desenvolvimento. Afinal, esses tipos de plantas gostam de ambientes úmidos e arejados.
O galho de sua muda de baunilha vai crescendo e vão surgindo novos gomos de emenda, onde surgirão novas raízes e folhas. Isso dará condição de floração de sua muda de baunilha. Quando dá a florada da baunilha, o ambiente ao redor fica impregnado com o aroma peculiar da flor. É a mesma baunilha que está presente em nossa culinária, aromatizando e dando sabor a diversos pratos!
Esperamos que as nossas dicas incríveis te ajudem no cultivo das suas próprias baunilhas! Então, faça um ótimo proveito!