Você sabe como cultivar abobrinha no quintal? A abobrinha é muito saudável, principalmente quando cultivada em casa, sem agrotóxicos. Por isso, hoje vamos te apresentar dicas incríveis para ter esse legume sem dificuldades na sua horta.
A abobrinha possui vários nutrientes, como vitaminas e sais minerais. Possui também antioxidantes que, entre os principais benefícios para a saúde, estão: benéfico para o coração, regula o intestino, diminui o colesterol ruim e a pressão arterial, melhora a visão e o funcionamento do intestino e, além disso, ajuda na redução de peso, pois promove a saciedade!
A abobrinha possui o nome científico de Cucurbita pepo, e tem origem no norte da Itália, sendo que há registros de cultivo desde o século XIX.
Também é chamada de abobrinha-italiana, jerimum ou abobrinha-de-tronco, possuindo um ciclo de vida de aproximadamente um ano. Nesse período ela nasce, cresce, floresce, dá frutos e morre. Sua preferência é pelo clima tropical e equatorial, característico de regiões mais quentes, precisando receber 6 horas diárias de sol, ou mais.
Na sequência apresentaremos tudo o que você precisa saber sobre o cultivo deste vegetal, para que sua produção seja eficiente e bonita.
Conforme já citado, a abobrinha gosta de claridade e sol direto sobre ela. No Brasil, normalmente são plantadas entre o início da primavera e do verão, que possui temperatura entre 20ºC e 35ºC. Em países de clima tropical e equatorial, a abobrinha é plantada no outono.
O plantio da abobrinha necessita de um grande espaço, como um quintal ou jardim grande, para crescer saudável. Na escolha do melhor lugar, você deve privilegiar um local que receba grande quantidade de luz solar direta por várias horas, e não esqueça de que o solo precisa estar sempre úmido!
A preparação do solo é muito importante para que a abobrinha nasça com maior facilidade. Sendo assim, adicione aproximadamente oito centímetros de substrato orgânico, que contenha os três principais nutrientes necessários: nitrogênio, fósforo e potássio.
Acima dessa mistura, acrescente 15 centímetros de camada com solo fértil.
Depois de feito o plantio, na primeira vez que você for colocar o substrato, coloque-o seco e, na sequência, molhe o solo. Nas outras vezes, pelo menos uma vez por semana, acrescente o substrato orgânico (adubo) úmido próximo à planta para que a mesma se alimente constantemente.
A rega deve ser frequente, principalmente no verão, pois a abobrinha necessita de terra úmida para se desenvolver. Preste atenção, pois a água não deve cair da folha para o solo, para que as doenças que podem estar na planta não se espalhem, causando contaminação em outras plantações.
Outras opções de rega são: regar diretamente no solo ou fazer irrigação por gotejamento. Ambas as situações evitam que a água entre em contato com a planta.
Entre as principais pragas e doenças que podem acometer a plantação de abobrinha podemos citar: percevejos, brocas da videira, besouros do pepino, oídio e murcha bacteriana.
Para prevenir que estas pragas ataquem a plantação de abobrinhas, o ideal é plantar em solo aquecido, como já recomendado. Mas, se as pragas já tiverem atacado a planta, é possível utilizar um spray de controle de insetos e doenças. O produto costuma estar à venda nos mercados e lojas agropecuárias.
Mas, se a planta morrer pelo ataque das pragas, procure retirá-la totalmente do solo e a elimine.
Siga as dicas a seguir:
Com todas essas dicas, se você tiver espaço para o plantio, não tem mais desculpa para não iniciar o seu!
A abobrinha pode ser preparada de diferentes maneiras, seja cozida, à milanesa, salada, refogada, recheada no forno, etc. São diversas opções que vão agradar aos mais diferentes paladares.
Deixe a sua imaginação culinária fluir e aproveite os benefícios da abobrinha! Agora que você já aprendeu como cultivar abobrinha no quintal, sua família vai aproveitar esse legume sem agrotóxicos sempre que quiser!