Casa com piscina é o sonho de qualquer brasileiro, mas quando você transforma o sonho em realidade, você precisa cuidar, da forma correta para conservar o seu material por mais tempo.
Por isso que hoje, nós vamos ensinar como cuidar da piscina, dando dicas de limpeza e conservação do material.
Para ter uma piscina sempre limpa, você precisa iniciar o procedimento usando uma escova própria nas paredes e nas bordas. Portanto, utilize a escova sempre que ela começar a escurecer ou apresentar listras de sujeira marcando o limite entre a água e o ar nas paredes.
Enquanto, a peneira você deve usar diariamente para retirar folhas secas e outras sujeiras que ficam na superfície da água. Se não fizer a limpeza, é possível que as impurezas possam entupir o filtro ou alterar a eficácia do cloro.
O aspirador de piscina serve para retirar as sujeiras que passam pela peneira, além de retirar a impureza que fica no fundo. Então, é um item bastante importante.
Na sequência, utilize o filtro. Ele faz com que a água passe na areia, e assim, retire as sujeiras que ainda permaneceram na água. Apesar de demorar para filtrar a água, este componente tem grande recomendação pelos fabricantes de piscinas.
Para realizar o tratamento químico da água, primeiro, você deve avaliar os níveis de pH e alcalinidade da água. Para isso, há uma ferramenta, a fita de teste. Sendo assim, você deve usá-la toda vez que perceber a água turva ou verde.
Não esqueça, o pH da água deve estar entre 7,0 a 7,4. Logo, se o pH estiver abaixo desse valor, é preciso adicionar carbonato de sódio. Mas, se estiver acima dos valores padrões, coloque na água o ácido muriático ou o bissulfato de sódio em pó.
Na sequência, coloque na água, o algicida. Aliás, essa ferramenta evita que as algas, sejam azuis ou verdes, se proliferem. Consequentemente, escurecendo a água da piscina, contaminando. Aliás, a quantidade recomendada do produto é entre 5 a 7 ml para cada 1.000 litros de água.
Por último, coloque o cloro, que elimina as bactérias e fungos além de deixar a água saudável. Recomenda-se que use a quantidade de 4 ml de cloro para cada 1.000 litros de água. Aliás, a falta do produto, faz com que as micoses apareçam na pele.
A capa protetora ou lona é ideal para isolar a água da piscina do restante do ambiente. Sendo assim, cubra a piscina usando o item, e evite que a água acumule em cima da lona.
Já a capa térmica ajuda a preservar a temperatura da água bem como o seu volume, pois evita a evaporação. Em ambos os casos, servem para evitar que sujeiras caiam na piscina.
De nada adianta você limpar a piscina e não realizar a limpeza ao seu redor. Normalmente ao redor da piscina tem uma calçada, que deve higienizar, mesmo antes de assear a piscina. Assim, evita que sujeiras sejam levadas para dentro da piscina.
Faça a limpeza da piscina de forma periódica, evitando que as sujeiras se acumulem. Pois, além de gastar mais produtos para limpar, pode causar danos no funcionamento da piscina. Logo, com o passar do tempo, é mais comum você precise esvaziar e, assim, trazer prejuízos.
Utilize somente os produtos que o fabricante recomenda para a limpeza e o tratamento da água da piscina. Pois, pode causar reações químicas que você desconhece.
Assim, jamais coloque na água da piscina, água sanitária, vinagre ou bicarbonato de sódio. Pois, podem “estragar” a água e causar muitos danos no material da piscina.
O impermeabilizante em piscinas de concreto e alvenaria é fundamental para evitar rachaduras e vazamentos.
Logo, se você não souber de bons produtos impermeabilizantes, peça ajuda a uma pessoa especializada no assunto. Com certeza, você fará a compra com mais sucesso para o seu objetivo.
Estes cuidados que apresentamos neste artigo são fundamentais para limpar e conservar a sua piscina. Por isso, siga nossas dicas e garanta uma piscina limpa e durável por mais tempo.