Categorias: Empreendedorismo

Como criar seu primeiro negócio digital

Com a crise do Coronavirus, muitas pessoas se viram desempregadas, e sem saber que caminho seguir. Algumas já tinham em vista abrir seu próprio negócio, e já vinham trabalhando nessa ideia.

O número de MEIs continua crescendo no nosso País, até ano passado, já haviam 8,1 milhões de empreendedores no país , segundo dados do G1.

O MEI é uma ótima oportunidade para quem quer empreender, pois além de ser uma oportunidade de obter o CNPJ, por ter impostos a pagar bem mais baratos, o empreendedor ainda tem benefícios e direitos previdenciários.

Porém com o isolamento social, abrir um espaço físico ficou totalmente inviável no momento, e como muitos precisam das vendas para trabalhar, optaram por abrir negócios digitais.

Mas as dúvidas nesse momento vão surgindo não é? Como começar, qual plataforma utilizar, como fazer fazer propaganda.

Vamos dar algumas dicas para você que quer começar a empreender na internet.

Planejamento do negócio

Antes de tudo, você precisa analisar qual será seu produto, qual o público alvo que você quer atingir.

Uma pesquisa apontou que muitas MEIs falem antes do segundo ano de vida, por falta de planejamento.

É preciso ter muita perseverança, dedicação e paciência também, pois iniciar um negócio requer muitos cuidados, e principalmente coragem, pois obstáculos vão surgir e é preciso estar preparado.

Um bom plano de negócios auxilia e muito nesses momentos, caso se sinta perdido, contrate uma consultoria para ajudar.

Escolha da plataforma

Hoje em dia são diversas as formas de começar a empreender, lojas virtuais, marketplace, entre outros.

O grande diferencial de vender pela internet é que pessoas no país todo e até no mundo podem comprar seu produto.

Para decidir qual melhor e-commerce para seu negócio é bom você entender um pouco de como cada uma funciona e adequar a sua realidade.

Vamos citar alguns:

  • Lojas virtuais:  Realiza todo processo de compra de produtos ou serviços, por meio da internet, desde a escolha até o pagamento.  A loja deve deixar de forma bem objetiva, descrição do produto, valor, forma de pagamento e prazo de entrega.
  • Marketplace: O propósito de marketplace já é um pouco diferente, é uma estrutura como se fosse um shopping virtual, onde muitas lojas podem anunciar seus produtos. Para vender dessa forma, o empreendedor precisa fazer seu cadastro, e pagar uma taxa em troca da estrutura e divulgação da marca, dessa forma que a empresa gerencia o marketplace consegue monetiza e lucrar.

Espero ter ajudado a tirar algumas dúvidas.

E você já sabe como começar a investir no seu negócio?