Você fez algumas aquisições, recebeu os produtos dentro do prazo, mas eles vieram com defeito ou não eram exatamente como esperava? Calma, tem solução! E, às vezes, cancelar compra no cartão de crédito é mais simples do que parece.
O primeiro passo é entrar em contato com a loja que vendeu o produto. Cada uma tem sua própria política de trocas, cancelamentos e devoluções, mas o que todas têm em comum é que elas devem seguir o Código de Defesa do Consumidor (CDC) para cancelar compra no cartão de crédito. E é isso o que o Notícias Concursos te mostrará na matéria desta terça-feira (29) do Notícias Concursos.
Muita gente pensa que a primeira coisa a ser feita é falar com o banco ou com a operadora do cartão. Mas, esse não é o caminho correto. Antes de tudo, você precisa pedir o cancelamento da compra diretamente para o vendedor ou para a loja que vendeu o produto.
A compra de um serviço ou produto nada mais é do que um acordo firmado entre o cliente e seu fornecedor, ou seja: você paga um valor combinado, e, em troca, a loja te dá a mercadoria. Nessa relação, o cartão de crédito, assim como uma cédula de dinheiro, é um meio de pagamento.
Por isso, as operadoras de cartão de crédito não têm autonomia para cancelar ou estornar valores, considerando só a necessidade de um dos lados dessa relação comercial. Mas, e se a loja não cumprir com sua própria política de cancelamento?
Se você já tentou falar com a loja e não obteve o suporte necessário para o cancelamento da compra, aí a situação muda. A operadora do seu cartão de crédito pode iniciar um processo chamado de contestação.
A contestação de uma compra pode ser feita em diferentes situações:
O contato com a loja e a documentação dessa conversa, seja com prints de um atendimento por chat, e-mail ou WhatsApp, ou mesmo um comprovante de cancelamento, vão te ajudar no processo. Assim, você tem evidências na contestação de que o estabelecimento não cumpriu com o que havia sido combinado.
O prazo para cancelar uma compra no cartão de crédito varia de acordo com o motivo do cancelamento e tipo de serviço prestado. Para casos de arrependimento, o prazo para desistir de um contrato ou da compra é de até sete dias a contar da sua assinatura, ou da data em que recebeu o produto.
Já para a abertura de uma contestação, esse limite costuma ser estendido para até 120 dias após a compra ou data de realização do serviço. Contudo, depende das políticas da operadora do seu cartão.
Resumidamente, o passo a passo é o seguinte: