Aumentar o vocabulário é uma forma valiosa de se comunicar cada vez melhor.
A nível de exemplo, lembre-se de quando você ainda era uma criança pequena: em algumas situações, você sentia dificuldade para contar algo para alguém por, simplesmente, não ter palavras para usar? Pois é!
Na comunicação interpessoal na vida adulta não é diferente. Quando o nosso vocabulário é muito limitado, a tendência é que tenhamos mais dificuldade para expor o que queremos dizer.
Por isso, neste conteúdo separamos algumas dicas que podem lhe ajudar nesse sentido. Acompanhe e saiba mais.
O processo de aumentar o vocabulário é constante. Não existe um momento em que você dirá: “pronto, já sei o suficiente”.
Primeiro porque estamos expandindo os nossos conhecimentos a cada dia; segundo porque a própria língua se desenvolve de tempos em tempos.
Como por exemplo, os termos “home office” e “lockdown” serem consideradas, a partir de 2021, palavras da Língua Portuguesa.
Por isso, expandir o vocabulário é algo que requer dedicação constante. A seguir você verá as nossas dicas:
Ler é uma das melhores formas de aumentar o vocabulário. Isso porque estaremos absorvendo diversas ideias, de diferentes autores que, automaticamente, usam palavras diferentes para se expressarem.
Mas, não adianta visualizar uma palavra diferente e simplesmente não saber o que ela significa. Lembre-se de pesquisar o que ela quer dizer, para aprender verdadeiramente.
Podcasts também podem ser interessantes. Assim, além de aprender sobre o assunto que está sendo discutindo, você também pode observar as palavras que são usadas pelos participantes.
Converse com as pessoas, essa é uma forma incrível de como aumentar o vocabulário.
Através de conversas ricas e consistentes você poderá ir aprendendo, com o outro, maneiras interessantes de pôr as ideias em palavras.
Os jogos de palavras também têm muito a ensinar para nós. Por exemplo, você pode jogar caça-palavras ou palavras cruzadas. Também existem jogos de celular, como o Letroca, que se assemelha a um “jogo da forca”.
Descubra atividades nesse sentido que lhe gerem bem-estar e diversão e inclua-as na sua rotina para expandir os seus conhecimentos.
Sabe aquelas palavras que temos vício de usar? Bom, uma forma de expandir o vocabulário e diminuir esse comportamento é através do uso dos sinônimos.
Você pode pesquisar diretamente no Google a palavra + sinônimos. Assim, rapidamente você estará diante de uma lista de possibilidades para incluir no seu vocabulário.
Dessa maneira você poderá se expressar de um modo menos cansativo, afinal, quem ouve as mesmas palavras o tempo todo pode se sentir “cansado” por isso.
Visitar um dicionário também é interessante. Lá você não só encontra o significado de palavras que viu e não compreendeu, como também pode aprender novas a cada dia.
Assim, pouco a pouco você absorve novos termos interessantes e construtivos para a sua comunicação. Experimente este hábito. 😉