Empreendedorismo

5 dicas de como aumentar o faturamento

Se você está buscando algumas formas de aumentar o faturamento da sua empresa ou franquia, saiba que existem alguns passos simples para facilitar todo o processo. 

Planejar o seu caminho até o sucesso requer um estudo e análise de seu próprio negócio, bem como uma possível reestruturação de alguns setores. De todo modo, com essas dicas, você estará mais perto de lucrar mais em menos tempo. 

Saiba a seguir como fazer para faturar mais dinheiro em seu negócio.

Como aumentar o faturamento — Reprodução Canva

5 dicas para aumentar o faturamento da empresa ou franquia

As sugestões apresentadas na sequência fazem com que o empreendedor reavalie a sua empresa e seus processos produtivos. Sendo assim, acompanhe e veja quais podem se encaixar dentro da sua situação atual.

Realize uma análise aprofundada da sua empresa ou franquia

Para fazer uma boa avaliação aprofundada em sua empresa ou franquia, você pode contar com softwares específicos de gestão. Assim, você pode criar relatórios, gráficos, tabelas e desta forma, perceber onde estão os problemas de faturamento do negócio.

É muito provável que você encontre gargalos que podem ser resolvidos, e assim, aumentar os ganhos, atuando em três setores do negócio:

  • Produtos ou serviços: calcule adequadamente o preço de cada produto ou serviço oferecido. O cálculo deverá envolver os custos para operar, sendo eles fixos e variáveis referentes à produção, além do desperdício de material e a margem de lucro pretendida. Você pode direcionar ações de promoções para vendas e ofertar prazos de pagamento que não envolvam o seu capital de giro.
  • Pessoas: realize investimentos em capacitação dos colaboradores, para que as vendas sejam otimizadas e as habilidades pessoais se desenvolvam de uma melhor forma. Além disso, você pode corrigir as limitações dos seus colaboradores.
  • Processos: analise os processos produtivos da empresa ou franquia de forma a reduzir os gargalos de produção existentes. Incentive seus colaboradores a participar deste processo e, assim, eles se comprometem com os resultados.

Diminua os custos operacionais

Os relatórios produzidos na análise do negócio auxiliarão no levantamento das despesas. Saiba que, quanto menor forem os custos operacionais, maior será o seu lucro.

Assim, analise as suas despesas com atenção para perceber onde é possível economizar, principalmente em contas de energia, água, combustível, manutenções, entre tantas outras.

Outra maneira de gastar menos, é negociar preços e prazos diretamente com os fornecedores, afinal, é um jogo de ganha-ganha. Você consegue margem de lucro e redução no preço final e os fornecedores ganham vendendo suas matérias-primas para você.

Diferencie faturamento de lucratividade

Saiba que o faturamento é todo o valor envolvido com as vendas dos produtos ou serviços e a lucratividade é o valor que resta das vendas realizadas, depois de deduzidos os custos envolvidos. 

Essa diferenciação evita que o empreendedor tome atitudes que não são compatíveis com a lucratividade, como:

  • Não prever as despesas em períodos de baixa das vendas;
  • Viajar antes de pagar o 13º salário dos colaboradores;
  • Se empolgar e realizar compras de equipamentos, maiores do que o necessário, entre tantas outras atitudes impensadas.

Realize investimentos nos clientes antigos

Investir nos clientes antigos é uma maneira de fidelizá-los com a empresa ou franquia. Em outras palavras, preocupe-se em ir além de investir na primeira compra do consumidor. Afinal, ele precisa voltar e continuar se relacionando com seu negócio. 

Entre as opções de fidelização dos clientes tem-se: 

  • Venda cruzada, ou seja, o cliente adquire outro produto que complementa a ação do primeiro, com desconto;
  • Venda de baixo custo, ou seja, ofereça a compra de dois produtos e/ou serviços, com acréscimo um valor baixo;
  • Solicite feedback dos produtos e/ou serviços comprados.

Realize investimentos em outros mercados

Outra dica para aumentar o faturamento de sua empresa ou franquia, é investir em outros mercados. Para tanto, é possível:

  • Abrir outra unidade: esta atitude deverá ser muito bem estudada, pois, irá aumentar o faturamento, mas também haverá aumento das despesas. Escolha um local adequado, tenha capital de giro suficiente para manter a nova unidade até que ela se mantenha sozinha, invista em colaboradores eficientes e motivados, e, principalmente, consiga atender a nova unidade com os produtos e/ou serviços oferecidos.
  • Aumente seus canais de venda: para tanto, invista no marketing digital e diversifique o mercado de atuação da empresa ou franquia. É muito provável que você consiga atingir uma clientela muito maior.

Enfim, estabeleça metas de faturamento, tenha seus objetivos bem traçados e invista em tecnologia. Estas são as principais dicas para aumentar o faturamento de sua empresa ou franquia.

Com o bom uso do conhecimento e planejamento correto, temos certeza que você fará bons negócios!