Por muitas vezes acabamos nos acomodando apenas com aquele produto inicial, até mesmo por medo ou receio de arriscar uma coisa nova.
Mas com um bom planejamento, e estudo do novo produto, você pode se destacar ainda mais nas suas vendas, e conquistar ainda mais clientes, além de fidelizar os antigos.
Ampliar seus produtos é uma forma de fazer seu negócio crescer e estimular o seu cliente na hora da compra a colocar mais itens no carrinho.
Porém, como mencionamos, é preciso seguir algumas etapas antes de somente incluir produtos em sua loja.
Antes de sair colocando produtos na sua loja, você precisa de um planejamento, para saber o que você pode incluir e o que vai ajudar seu cliente de certa forma.
Primeiramente, você precisa de um planejamento, analisar o investimento que terá e o retorno dele, e como você vai incluir ele em seu negócio.
Pois de nada adianta investir em produtos que não servem aos seus clientes, ele precisa estar de acordo com o que você já oferece e ir de encontro ao desejo do cliente.
Após uma análise dos produtos que se encaixam no seu negócio, você deve realizar uma pesquisa sobre eles.
É preciso fazer uma pesquisa com seus clientes, pesquisar sobre o produto, se ele tem saída, se vai atender seu público alvo.
Caso seus fornecedores atuais não tenham os produtos novos que você deseja, você vai precisar procurar por mais fornecedores, e que atendam seu pedido.
Para encontrar novos fornecedores, você pode tanto pedir referências para empreendedores como você e que você tenha contato e confiança.
Como pela internet, mas antes de fechar negócio garanta que ele irá entregar os produtos dentro do prazo e nos valores combinados.
Faça uma lista dos fornecedores encontrados, e entre me contato e negocie com o que oferecer melhor oferta e melhor produto.
Se ainda não utiliza um sistema em sua empresa, com o aumento de produtos e fornecedores, o mais indicado é que passe a utilizar.
O sistema vai te ajudar a organizar todo seu estoque, suas finanças, e ter mais controle dos seus clientes e fornecedores.
Essa ferramenta ajuda muito até mesmo nos pequenos negócios, engana-se quem acha que esses sistemas são apenas para empresas grandes.
A partir do momento que você tem um sistema, ele te ajuda gerenciando tudo, as coisas ficam mais rápidas e você assim, tem tempo para focar em outras coisas.
Quando você amplia sua linha de produtos é preciso de uma boa gestão de estoque também.
Primeiramente, deve ser analisado o espaço e se cabe a quantidade de produtos que você está planejando armazenar. Caso não tenha, uma opção é alugar um espaço maior.
Por isso, antes de comprar em grandes quantidades o novo produto, compre um número reduzido, avalie a aprovação dele perante o cliente, para depois ter certeza que vale a pena continuar investindo.
Uma crise como a do coronavírus mexeu muito com as vendas, com a economia e principalmente com os hábitos dos clientes, por isso é preciso estar antenado a tudo, para saber qual caminho seguir.