Absorver mais vitamina D é imprescindível para garantir a saúde de nosso organismo. Com uma quantidade adequada de vitamina D, regulamos o nosso sistema imunológico e até mesmo prevenimos doenças como cânceres, artrite reumatóide e esclerose múltipla.
Por isso é importante manter o banho de sol diário dentro de nossa rotina, e quando isso não acontece, outras medidas importantes devem ser tomadas. Entenda em nosso guia.
A falta de vitamina D pode desencadear diversos efeitos em nossa saúde, fazendo até mesmo com que haja um aumento em sensações de cansaço e fadiga muscular, por exemplo.
Além disso, os ossos podem ficar mais enfraquecidos, além de que problemas musculoesqueléticos podem aparecer. Doenças como raquitismo, osteoporose, e aumento de infecções também podem se associar com o déficit de vitamina D no organismo.
Em essência, para absorver mais vitamina D é preciso expor o corpo aos raios ultravioletas do sol. Entretanto, não há necessidade de exagerar na exposição. Mas sim, é preciso seguir uma rotina de pelo menos 15 minutos de exposição diária, seguindo critérios referentes aos melhores horários para tal.
Veja abaixo como você pode absorver mais vitamina D:
Passear com o seu cachorro, no fim de tarde, pode ser uma forma simples de absorver mais vitamina D. Procure caminhar por pelo menos 15 minutos, sem usar protetor solar. Entretanto, lembre-se de não se expor nos horários de pico de sol, ok?
O protetor solar facial pode ser aplicado.
Se você não tem tempo para um passeio, saiba que a janela da sua casa também pode lhe ajudar a manter os índices de vitamina D sempre em dia.
É importante que você abra a janela e exponha seus braços e pernas ao sol, por pelo menos 15 minutos. Lembre-se que o protetor não deverá ser usado aqui também.
A sacada ou o jardim da sua casa também podem auxiliar na absorção de vitamina D. E você não precisa praticar nenhuma atividade, apenas sentar-se ao sol para um bom banho de raios ultravioletas.
Em casos onde apenas a exposição não é capaz de suprir as necessidades, os suplementos de vitamina D podem ser prescritos. Entretanto, não consuma sem prescrição médica! É preciso ter a quantidade ideal na sua rotina.
Isso porque o excesso dessa vitamina poderá ocasionar o desenvolvimento de mais cálcio na corrente sanguínea, causando até mesmo os temidos cálculos.
Alguns alimentos também contêm índices de vitamina D e, quando consumidos, podem representar 10% de nossa necessidade diária de absorção desta vitamina. Alguns alimentos com vitamina D são: Carnes, peixes e frutos do mar.
Tomar banho de sol é a melhor maneira de absorver mais vitamina D ao longo do dia. No entanto, é preciso ficar atento aos horários.
Prefira o comecinho da manhã ou o fim da tarde. Demais horários podem ter um índice de radiação solar mais intenso, prejudicando a saúde da pele, por exemplo.