Chegou o grande momento para começar o seu próprio negócio. Mas, e aí: por onde começar? É para responder a essa dúvida que, hoje, nós vamos indicar o passo a passo para abrir uma empresa em 2022.
A sugestão é contratar um escritório de contabilidade ou um contador para auxiliar na parte burocrática da abertura da empresa. Ele ajudará na obtenção do CNPJ, nos alvarás necessários, de acordo com a natureza da sua empresa e no protocolo de documentos junto à Junta Comercial da sua cidade e estado.
Para saber sobre tudo isso, nós vamos ajudar neste processo. Siga com a leitura e tire as suas dúvidas.
Na sequência, apresentaremos um passo a passo para você abrir a sua empresa de forma assertiva e sem nenhum tipo de problema.
O Plano de Negócios servirá como guia para iniciar a sua empresa e colocá-la em funcionamento. Para isso, é preciso que você escreva, colocando no papel os seguintes itens:
Entre os principais modelos de negócio existentes no mercado, tem-se:
Você pode optar em abrir empresa do tipo:
Definir a natureza jurídica da empresa nada mais é do que escolher a maneira que o seu negócio será constituído. Sendo assim, você pode optar por:
Informe ao seu contador quais são as atividades que serão desempenhadas em sua empresa, para que o profissional determine a atividade que mais se enquadre na CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).
Você pode ter mais de uma atividade em sua empresa, mas a função principal, deverá ser a que gera maior faturamento.
Esta ação é muito importante para garantir que sua empresa não pague mais tributos do que é necessário. Normalmente, negócios que estão começando as suas atividades fazem a opção do regime de tributação pelo Simples Nacional. Mas é preciso relacionar a atividade da empresa e, se é possível, fazer esta opção, pois existem atividades que não permitem a tributação pelo Simples Nacional.
Você pode então optar pelo Lucro Presumido ou pelo Lucro Real, dependendo da sua empresa e da atividade a ser desenvolvida.
O contrato social é a certidão de nascimento da empresa. O seu contador pode orientar a forma correta de produzir o Contrato Social, com endereço, deveres e direitos de cada sócio, ramo de atuação, entre outras descrições. O contrato social servirá para abrir a conta bancária, ingressar com os documentos para a obtenção do CNPJ e obter empréstimos bancários.
Verifique quais os documentos necessários para registrar a empresa na Junta Comercial, pois a documentação varia entre as cidades e estados brasileiros. Organize a documentação necessária e protocole o pedido na Junta Comercial, que irá finalizar o processo, com a obtenção do seu CNPJ.
Para finalizar, será necessário obter os alvarás de funcionamento e de localização da empresa junto à prefeitura de sua cidade. Além disso, dependendo da atividade a ser desenvolvida, é necessário adquirir a inscrição municipal ou estadual.
Esperamos que o post de hoje possa lhe auxiliar nesse momento e facilite seu processo de abertura de empresa!