Curiosidades

Como a moeda de 1 real dos Direitos Humanos pode mudar seu saldo bancário

A partir de agora, todas as vezes que você encontrar uma moeda de 1 real em um trocado no comércio, a dica é prestar bem atenção aos detalhes do exemplar. Isso porque essa simples observação pode fazer com que você identifique com facilidade uma peça valiosa.

É o caso, por exemplo, da moeda de 1 real de 1998, que faz uma homenagem aos 50 anos de lançamento da Declaração Universal dos Direitos Humanos, pela Organização das Nações Unidas (ONU). Trata-se de um documento que o Brasil é signatário.

De acordo com os catálogos numismáticos mais atualizados, os valores projetados para essas peças surpreendem até mesmo os colecionadores mais experientes. Em alguns casos, é possível vender o exemplar por nada menos do que R$ 550.

As características da moeda

A moeda de 1 real Dos Direitos Humanos conta com uma tiragem exata de 600 mil exemplares. Dentro do mundo da numismática, esse é considerado um número muito pequeno, sobretudo quando se compara com outras peças da mesma família.

Como estamos falando de um exemplar com a tiragem baixa, é natural imaginar que ela é extremamente rara, e difícil de ser encontrada. Isso justifica naturalmente o seu valor de revenda.

Para ajudar no processo de identificação desse exemplar, listamos abaixo um grupo com as principais características da moeda de 1 real dos Direitos Humanos, tomando como base as informações previamente disponibilizadas pelo Banco Central (BC):

  • Material: cuproníquel+alpaca
  • Diâmetro: 27,0 mm
  • Massa: 7,84 g
  • Espessura: 1,95 mm
  • Bordo: serrilhado interm.
  • Eixo: reverso moeda (EH)  ?
  • Circulação: de 10/12/1998 a atual
  • Desenho do Anverso: Globo terreste e figura humana; dísticos BRASIL, CINQÜENTENÁRIO e DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
  • Desenho do Reverso: No anel dourado, grafismo indígena marajoara. No núcleo prateado, esfera sobreposta por uma faixa, que, com a constelação do Cruzeiro do Sul, faz alusão ao Pavilhão Nacional. Dísticos correspondentes ao valor facial e à era.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi proclamada oficialmente no dia 10 de dezembro de 1948 pela Assembleia Geral das Nações Unidas. O documento é considerado um marco histórico na defesa da dignidade humana.

A Declaração foi redigida logo depois das atrocidades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial. A ideia central do documento é justamente tentar evitar que o mundo entrasse mais uma vez nesse tipo de disputa entre os países.

De uma maneira resumida, a Declaração reafirma os direitos inalienáveis de todos os indivíduos, independentemente de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou origem.

Uma curiosidade importante sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos é que o Brasil teve um papel central na elaboração do documento. Na época, o diplomata brasileiro Oswaldo Aranha era o presidente da Assembleia Geral da ONU

Os valores da moeda

Diante de todas essas informações, é natural afirmar que a Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento de grande valor histórico. Já a moeda que faz uma homenagem aos 50 anos do documento tem um grande valor numismático.

Ao menos é isso que dizem os catálogos mais atualizados. Como dito, as peças podem ser vendidas por até R$ 550. Mas tudo vai depender necessariamente do grau de conservação do exemplar que você tem em mãos.

Abaixo, você pode conferir os valores projetados pelos catálogos numismáticos mais atualizados para a moeda de 1 real DH:

Valores atualizados para a moeda do DH. Imagem: YouTube

Entendendo as classificações

Para os iniciantes, as inscrições da imagem acima podem parecer complexas. Afinal de contas, o que significa o termo Flor de Cunho, por exemplo? As classificações acima estão relacionadas ao estado de conservação de cada uma destas peças, segundo as informações de colecionadores. 

  • MBC

Para começar, vamos detalhar o que significa uma moeda MBC. Este termo significa “Muito bem conservada”. Para que a peça entre nesta classificação, ela precisa ter, no mínimo, 70% de sua aparência original. Os analistas também dizem que o seu nível de desgaste deve sempre ser homogêneo.

  • SOB

Uma moeda soberba é a aquela que conta com pelo menos 90% dos detalhes originais preservados. Trata-se de uma peça que conta com pouco vestígio de circulação e de manuseio. No universo da numismática, este item é considerado intermediário, mas já se trata de um valor mais alto.

  • FC

O termo Flor de Cunho vem da inscrição em inglês uncirculated. Trata-se de uma peça que não apresenta mais nenhum tipo de desgaste e nem de manuseio. Absolutamente todos os detalhes da cunhagem estão com a sua aparência original. Também não há nenhum indicativo de limpeza ou de química. Mesmo por isso, moedas flor de cunho são sempre as mais valiosas.