Como a imagem profissional afeta sua carreira?

Você já parou para pensar em como a imagem profissional afeta sua carreira, e como ela pode ajudar ou prejudicar você? Pois é!

Embora a imagem profissional não tenha relação direta com a aparência, ela pode sim servir de “primeira impressão”, ou, “fortalecimento de impressão”, podemos assim dizer.

Por isso, reconhecer a importância dessa imagem e trabalhá-la adequadamente é imprescindível.

E para lhe ajudar nisso, fizemos este guia com algumas considerações e reflexões. Acompanhe!

Como a imagem profissional afeta sua carreira?

A imagem profissional afeta sua carreira a partir do momento em que ela pode transparecer quem você é no ambiente de trabalho.

Você demonstra ser alguém comprometido? Disposto a ajudar? Ou transparece um perfil de comodismo? Pense um pouco sobre isso.

Às vezes, estamos tão confortáveis em nosso trabalho que até nos esquecemos do fato de que precisamos de novos desafios para demonstrar disposição e comprometimento.

Sendo assim, veja outros impactos que a imagem profissional provoca em sua carreira:

1- O gestor pode achar você comprometido – ou não

Como já pincelamos no começo do conteúdo, a sua imagem profissional afeta sua carreira a partir do momento em que você pode ser visto como comprometido, ou não.

Qual imagem você tem construído diante dos seus gestores? Eles acreditam que você está focado no trabalho, ou você age no piloto automático?

2- A sua equipe pode se sentir prejudicada ou beneficiada com a sua presença

A equipe que trabalha com você pode se sentir privilegiada por trabalhar com alguém focado e proativo. Isso constrói uma atmosfera mais saudável no ambiente de trabalho.

Em contrapartida, você também pode estar passando a imagem de desfocado e “preguiçoso”, o que pode fazer com que a equipe fique “contra você”.

3- Você pode demonstrar estar atento ao trabalho – ou não

A sua postura pode demonstrar que você está atento ao seu trabalho, ou então, que está com a mente em outro lugar.

Esse tipo de postura pode fazer com que o seu chefe dê novas oportunidades para você, no caso de demonstrar atenção; bem como ele pode simplesmente não querer mais você na equipe, no caso de demonstrar desatenção.

4- As tomadas de decisões na empresa podem se pautar na imagem profissional

Lembre-se de que a imagem profissional afeta sua carreira a partir do momento em que a equipe gestora pode usá-la como um dos alicerces na hora de tomar uma decisão.

Por exemplo, você pode ver uma pessoa menos capacidade tecnicamente sendo promovida, enquanto você, que acumula certificados, não atinge esse feito.

Por que isso acontece? Porque diplomas não são tudo.

Nossa posição humana e trabalhadora dentro da empresa é imprescindível e, em alguns casos, mais importante do que os títulos que temos. Pense nisso!

Cuide da sua imagem profissional!

Cuide da imagem profissional que você tem transparecido. Mostre estar disposto a aprender e crescer, e cuidado com os atrasos e as faltas.

Assim você terá mais oportunidades, aprendizagens e um futuro mais interessante na corporação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.