No segundo trimestre de 2023, o Nubank conquistou uma posição significativa no cenário bancário brasileiro, tornando-se o quarto maior banco do país em número de clientes, superando o Banco do Brasil.
De acordo com os dados publicados no Ranking de Reclamações do Banco Central (BC), o banco digital registrou um impressionante total de 77,6 milhões de clientes, enquanto o Banco do Brasil contabilizou 74,5 milhões.
Essa conquista ressalta a crescente preferência dos consumidores por soluções bancárias digitais, que oferecem facilidade de uso, agilidade e uma experiência mais personalizada.
O Nubank, com sua abordagem inovadora e tecnológica, conseguiu atrair uma base substancial de clientes em pouco tempo, desafiando as instituições bancárias tradicionais no país.
Por fim, com o levantamento, além desse dado importante, podemos analisar a posição desse banco em relação às reclamações dentro do mesmo período.
Quer conferir essas informações de forma detalhada? Esse texto foi organizado nesse intuito. Portanto, continue essa leitura.
Antes de tudo, é importante mencionar que, o aumento no número de clientes do Nubank também pode ser atribuído à sua abordagem centrada no usuário, proporcionando uma experiência bancária simplificada e mais ágil.
Desde o seu lançamento o banco inovou com uma série de particularidades que rapidamente conquistou muitas pessoas em todo o país. Afinal, a proposta, desde o início, era transformar a forma como as pessoas lidam com as suas finanças.
Assim, através de um aplicativo muito intuitivo, os clientes tem informações detalhadas sobre suas transações, taxas e juros.
Além disso, todos os seus serviços e produtos são versáteis e de fácil aquisição, bem como a abertura de contas, que conta com um processo simples, sem a burocracia tradicional.
Adicionalmente, a instituição foi a precursora em oferecer um cartão sem taxas de anuidade, bem como, taxas muito competitivas para transações no exterior.
Enfim, tudo isso contribuiu para que em apenas 10 anos o Nubank conseguiu ultrapassar em número de clientes o Banco do Brasil, que é considerado o banco mais antigo do país, com cerca de 214 anos.
Observação: a Caixa Econômica Federal continua liderando o ranking de instituições com mais clientes. Afinal, esse banco é responsável pelo gerenciamento de importantes programas governamentais, como o Bolsa Família, bem como, o PIS, o Seguro Desemprego e o FGTS.
Outro programa que foi relançado recentemente e que também é agilizado pela Caixa, é o Minha Casa, Minha Vida. Portanto, para milhares de brasileiros é mais cômodo reunir todas essas questões financeiras em um só lugar.
De qualquer maneira, é impressionante que o Nubank, sendo uma fintech tão nova, ocupe a 4ª posição nessa classificação.
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No relatório do Banco Central também foram apresentados os dados referentes ao ranking de reclamações feitas por clientes durante o segundo trimestre deste ano.
Interessantemente, o conglomerado composto pelo BTG Pactual e pelo Banco Pan, seguido pelo grupo Bradesco e o Banco Inter, lideraram a lista.
Para chegar a esse ranking, o Banco Central adota uma abordagem criteriosa, dividindo o número de reclamações recebidas por cada instituição pela quantidade total de clientes que elas atendem.
Esse método é fundamental para garantir que o volume de queixas seja ponderado de acordo com o tamanho de cada banco.
Com base nesse índice, a autoridade monetária elabora a lista dos bancos mais reclamados, permitindo aos clientes e ao público em geral uma visão transparente e comparativa do desempenho das instituições financeiras no tratamento de suas demandas e preocupações.
Nesse ranking, o Nubank fica em 13º lugar, de uma lista de 15 bancos, com um índice de 7,82.
Portanto, a instituição se destaca também em relação a satisfação dos seus clientes na resolução de problemas regulares.
O Banco Central analisou e considerou procedentes um total de 1.004 reclamações contra o grupo BTG/Pan, que conta com uma base de 23 milhões de clientes.
Além disso, foram registradas 3.229 reclamações contra o Bradesco, que possui uma ampla clientela de 104,5 milhões de pessoas, e 776 reclamações contra o banco Inter, cuja base de clientes é de 26,4 milhões.
Por fim, em resposta às reclamações apontadas, os bancos emitiram comunicados informando que estão comprometidos em realizar melhorias significativas em seus sistemas, com o objetivo de reduzir os índices de reclamações consideradas procedentes pelo Banco Central.