Para que serve uma moeda de 5 centavos? A grande maioria dos brasileiros acredita que esta é uma peça de pouco valor. Mas isso não é absolutamente uma verdade incontestável. Em alguns casos, este simples exemplar pode ser considerado raro, e pode ser vendido por muito dinheiro.
Neste artigo específico, vamos falar sobre um grupo de moedas de 5 centavos que podem ser consideradas raras, caso sejam encontradas em determinadas condições. São elas:
Todas estas peças fazem parte da chamada segunda família do Plano Real e podem ser encontradas a qualquer momento em um trocado no comércio, já que elas ainda possuem valor monetário, segundo informações do Banco Central (BC).
Mas afinal de contas, como é possível identificar uma moeda de 5 centavos da segunda família do Plano Real? Para ajudar nesta tarefa, separamos abaixo uma lista com as principais características destes exemplares. Confira:
Outra curiosidade sobre esta moda é que ela faz uma homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, popularmente conhecido como Tiradentes. Ele virou o símbolo da Inconfidência Mineira, uma das dezenas de movimentações que culminaram na Independência do Brasil.
Quando a sua luta pela independência foi descoberta pela Coroa Portuguesa, Tiradentes foi capturado e enforcado na frente dos populares. Esta execução ocorreu no dia 21 de abril de 1792. Até hoje, esta data é considerada um feriado nacional todos os anos.
Mas quanto valem as moedas de 5 centavos citadas neste artigo? A resposta para esta pergunta varia. De acordo com numismatas, a peça só vai ser considerada rara se contar com um erro conhecido como TRAÇOS EM ALTO RELEVO.
A boa notícia é que você não vai precisar de nenhum equipamento profissional para encontrar esta falha. Basta prestar bastante atenção aos detalhes para entender se o seu exemplar conta com esta característica.
Se sim, estes são os valores indicados nos catálogos numismáticos mais atualizados:
Encontrou esta ou qualquer outra moeda valiosa? O próximo passo é procurar saber qual é o valor exato daquela peça. Para tanto, o cidadão pode procurar uma loja especializada, que poderá ser virtual ou física. Uma outra opção é procurar uma casa de leilão numismático. Por todos estes caminhos, será possível confirmar o valor do níquel.
Uma das opções é a casa Brasil Moeda Leilões, que funciona de maneira virtual. Logo depois de encontrar a moeda, o cidadão vai poder cadastrar o item encontrado e enviar para uma avaliação. Na sequência, a Casa envia o valor. O cidadão poderá definir se vai colocar à venda ou não.
O cidadão também poderá verificar a lista completa com sites de outro compradores de moedas raras. Nesta lista, será possível inclusive conferir se há alguma loja física de comprador nas proximidades da sua residência.