COMECON: o auxílio financeiro da União Soviética

COMECON: um resumo

A COMECON era uma organização de países socialistas criada com o objetivo de competir com o Plano Marshall, criado pelos Estados Unidos.

O assunto é cobrado pelas mais variadas questões de história e de geografia das maiores provas do país, como o ENEM e os vestibulares.

COMECON: Introdução

O Conselho para Assistência Econômica Mútua, termo abreviado pela sigla COMECON, foi uma organização internacional fundada no ano de 1949, durante a Guerra Fria, e que tinha como objetivo a integração econômica dos países do Leste Europeu, que seguiam a ideologia socialista.

O conselho existiu até 1991, ano em que a URSS foi dissolvida.

COMECON: Contexto Histórico

A COMECON foi criada no contexto pós-Segunda Guerra Mundial, como uma resposta da URSS ao Plano Marshall, plano americano que visava apoiar a reconstrução econômica da Europa Ocidental. Vale ressaltar que os Estados Unidos pretendiam, com as suas medidas de ajuda econômica, expandir a sua influência sobre os países europeus. Desse modo, o principal objetivo da COMECON era consolidar a ideologia socialista no Leste Europeu, realizando uma cooperação econômica entre os países membros do grupo.

COMECON: Características

Vale ressaltar que a URSS dominava os países membros do conselho, já que a União representava a nação de maior poder econômico, militar e político entre os membros da COMECON. Nesse período, o país era a segunda potência mundial em termos industriais e militares, além de possuir uma grande parcela de terras e recursos energéticos e populacionais. No entanto, o documento de fundação do grupo afirmava a existência da igualdade soberana entre os membros.

Além dos países do Leste Europeu, o Banco Internacional de Cooperação Econômica e o Banco Internacional de Investimento faziam parte do grupo, ambos sediados na cidade de Moscou.

Os membros do COMECON iniciaram um trabalho de industrialização e de desenvolvimento econômico de suas nações, visando combater o crescimento dos Estados Unidos e dos países capitalistas da Europa. Assim, diversas indústrias foram criadas nas nações socialistas e muitos investimentos foram direcionados para a pesquisa científica dos membros do conselho. É importante ressaltar que cada membro se especializou em um determinado segmento da economia, de acordo com os seus recursos naturais e com a tecnologia disponível. Nesse contexto, Cuba, Mongólia e Vietnã eram os Estados com maiores dificuldades econômicas.

Por fim, estudiosos afirmam que a maior fase de expansão internacional do conselho ocorreu na década de 70, quando a COMECON controlava cerca de 10% do tráfego de mercadorias de todo o mundo.

COMECON: Países membros

A COMECON contava com 11 membros. Eram eles: Alemanha Oriental, Cuba, Bulgária, Hungria, Mongólia, Polônia, Romênia, Tchecoslováquia, URSS, Vietnã e Albânia. A Iugoslávia participava do conselho como país associado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.