Muitas dúvidas podem surgir quando pensamos em como começar a estudar para concursos do zero. Isso porque, normalmente, um concurso exige uma série de conhecimentos que nem sempre está “na ponta da língua”, não é mesmo? Porém, não se desespere! Um bom caminho que podemos seguir é o de colocar tudo na ponta do lápis e analisar de que maneira podemos criar uma boa rotina de estudos.
E para lhe ajudar nessa tarefa, trouxemos algumas dicas que podem ser úteis para você. Confira e saiba mais.
Cada concurso público é praticamente único. Você deverá levar em conta quais são as matérias cobradas, os tipos de assuntos abordados e, se possível, é interessante fazer alguns simulados ou estudar por provas passadas. Dessa maneira, pouco a pouco você poderá ir se inteirando com o assunto, refrescando a sua memória e aprendendo novos conhecimentos importantes.
Para isso, veja alguns passos que podem servir de alicerce nessa trajetória interessante:
Um plano de estudos é indispensável na hora de começar a estudar para concursos do zero. Você precisará:
O ambiente de estudos também faz toda a diferença. Você deve priorizar um espaço que seja mais silencioso, organizado, bem iluminado, arejado e tranquilo. Também considere ter uma mesa que caiba todos os materiais necessários para o momento de estudo.
Um rotina de estudos também deve ser desenvolvida, e ela pode ser criada com base no plano que você fez anteriormente. Afinal, as etapas de cada conteúdo servirão de base para você criar uma rotina diária de estudos. Inclusive, se possível, considere estudar todos os dias, para não sobrecarregar o momento dos estudos.
Isto é, se você separar 1 hora por dia para estudar, talvez não tenha que estudar 5 horas consecutivas no fim de semana, concorda?
Cuidado com os excessos! Muitas pessoas pensam que para começar a estudar para concursos do zero é preciso se “entupir” de leituras, conteúdos em vídeos, simulados, etc. Porém, o descanso é tão importante quanto os materiais que serão estudados. Afinal, sem esse descanso, você poderá sobrecarregar o seu cérebro e atrapalhar o processo de aprendizagem.
Da mesma maneira que cuidar do descanso é importante, não negligencie a sua saúde mental. Cuide das suas emoções, respeite os seus limites e saiba se escutar. Se possível, invista na terapia e no autoconhecimento, pois tudo isso poderá lhe auxiliar na hora de criar uma atmosfera mais saudável no momento de começar a estudar para concursos do zero.
Bons estudos e boa sorte!