O Governo iniciou nesta semana o processo de entrega dos cartões do seu auxílio. O valor do benefício é de R$ 150 e está sendo destinado de maneira mensal para famílias que se encontram em situação de pobreza e extrema-pobreza no estado.
De acordo com o Governo, pouco mais de 14 mil famílias começaram a receber o benefício. Em comum: todas elas estão com o perfil ativo no Cadúnico. Trata-se da lista do Governo Federal que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social.
O Governo do Amazonas informou que neste primeiro momento distribui os cartões apenas para as pessoas que moram na capital. Outros cidadãos só passarão a receber o dispositivo em uma data posterior que ainda não foi divulgada. Autoridades locais dizem que a data será anunciada em breve.
No total, um pouco mais de 14 mil famílias têm direito ao benefício permanente em Manaus nesta nova fase. Outras mais de 5 mil pessoas poderão receber o dinheiro mensal no interior do estado do Amazonas. Na capital, as entregas acontecem desde segunda-feira (4). O processo de entrega será concluído no dia 8 de abril.
Para quem é de Manaus, as entregas estão acontecendo em dois pontos:
Nos dois casos, os cidadãos precisam se dirigir para os locais entre essas datas indicadas. Nos dois pontos, os atendimentos e as entregas acontecem das 8h às 16h.
O Governo do estado do Amazonas explica que qualquer cidadão amazonense pode consultar se seu nome está na lista dos beneficiários. Para fazer isso, basta acessar o site oficial da verificação. É o www.auxilio.am.gov.br.
Não há muito segredo. A interface do site é intuitiva. Basta informar o CPF e a data de nascimento. O próprio sistema localizará o nome do indivíduo e dirá se ele está dentro da lista de beneficiários deste auxílio ou não.
O projeto em questão foi criado pelo Governador Wilson Lima e aprovado pelos parlamentares da Assembleia Legislativa. A coordenação do programa é feita pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas).
O Auxílio estadual do Amazonas é destinado apenas para as pessoas que estão em vulnerabilidade social residentes no estado. Outros grupos de outros estados não podem fazer a solicitação deste benefício em particular.
De todo modo, pessoas que vivem em outros estados podem procurar informações com os seus governos estaduais e prefeituras municipais acerca de possíveis programas que estejam em execução neste momento.
Do ponto de vista do Governo Federal, o Ministério da Cidadania segue neste mês de abril com os repasses do seu vale-gás nacional e do Auxílio Brasil. Juntos, os dois programas atendem pouco mais de 18 milhões de pessoas.