Empreendedorismo

Cocriar Experiências – Novo Conceito no RH

Cocriar experiências internas faz parte de um novo conceito no setor de Recursos Humanos. Sendo mais uma adaptação às demandas atuais. Entenda melhor!

Cocriação de experiência dentro do Recursos Humanos

Cocriar experiências dentro de uma empresa é um conceito que demonstra que a gestão colaborativa é o futuro das ações de RH.

Ações dentro do Recursos Humanos para tornar o setor mais dinâmico e participativo. Muitas mudanças dentro de uma empresa ocorrem diariamente, e os setores se adaptam para entrar em conformidade com essas mudanças.

Assim sendo, a flexibilidade nas empresas tem tornado a gestão mais participativa, uma vez que muitas ações de Recursos Humanos possuem como objetivo ouvir o funcionário.

Adaptação administrativa aos formatos do mercado

Certamente a área de Recursos Humanos vem se adaptando ao mercado, como toda a administração que atende a novas demandas desde a Revolução Industrial.

Por isso, novos conceitos nascem de forma implícita, numa adaptação dinâmica e necessária no mundo corporativo.

Barreiras internas quebradas e novas dinâmicas

Cocriar experiências internas é um desses conceitos inovadores dentro das estratégias de Gestão de Pessoas. Ao passo que é mais uma maneira de quebrar as barreiras da comunicação entre as pessoas.

Para que uma empresa tenha sucesso cocriando experiências, é necessário que a cultura da empresa seja receptiva às novidades, ou seja, é viável que haja uma cultura de portas abertas.

Experiência melhorada e maior colaboração

Assim sendo, o conceito de cocriar experiências é intangível, no entanto, refere-se ao fato de melhorias internas visando um objetivo, melhorar a experiência colaborativa dos funcionários.

Entretanto, podem ser necessárias várias ações internas para que ocorra essa cocriação. Sendo assim, é importante que a empresa crie ações que gerem valor interno, como dinâmicas, avaliações e reuniões brainstorming, por exemplo.

Feedbacks evolutivos

Muitas empresas criam dinâmicas para que haja trocas entre equipes de diferentes setores, como uma maneira de quebrar a barreira interna. Todavia, os feedbacks também compõem essa dinâmica da cocriação.

Sendo assim, o feedback deve visar sempre o desenvolvimento contínuo das pessoas, bem como as avaliações internas.

Quando a experiência do funcionário é positiva ela vira um fator motivacional, o que faz com que a execução das tarefas seja mais rápida e assertiva. Isso aumenta a produtividade, gerando valor para a empresa diretamente junto ao cliente final.