O Ministério da Educação (MEC) anunciou uma iniciativa para aprimorar o processo de seleção de professores em todo o Brasil. A Prova Nacional Docente (PND), parte integrante do Concurso Nacional Unificado (CNU) dos professores, busca revolucionar a forma como os educadores são recrutados para as redes públicas de ensino.
Esta nova abordagem visa estabelecer um padrão nacional de qualidade na seleção de professores, ao mesmo tempo em que respeita a autonomia dos estados e municípios. O prazo para adesão à PND está se aproximando, e os entes federativos interessados devem manifestar seu interesse até 17 de abril.
A seguir, confira um panorama detalhado sobre o CNU dos professores, seu funcionamento, objetivos e impactos esperados no cenário educacional brasileiro.
A implementação da Prova Nacional Docente tem como principais objetivos:
O ministro da Educação, Camilo Santana, enfatizou a importância de criar uma cultura unificada de seleção de professores no Brasil, considerando que atualmente cada município e região adota modelos diferentes para a contratação de profissionais efetivos e temporários.
A Prova Nacional Docente será realizada por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para licenciaturas, que passou a ter periodicidade anual a partir de 2024. A prova é dividida em dois componentes principais:
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) será responsável pela organização tanto do Enade quanto da Prova Nacional Docente.
O Ministério da Educação estabeleceu um cronograma preliminar para a realização da Prova Nacional Docente em 2025:
É importante ressaltar que o MEC planeja realizar esse processo anualmente, permitindo uma atualização constante do quadro de professores nas redes públicas de ensino.
Para aderir à Prova Nacional Docente, as secretarias de educação dos estados e municípios devem seguir os seguintes passos:
Após a adesão, cada ente federativo será responsável por publicar os editais de seus concursos, detalhando como será o processo de seleção. Os entes têm a opção de utilizar apenas a nota da PND ou aplicar etapas adicionais, como provas práticas.
A adoção da Prova Nacional Docente como parte do processo de seleção de professores traz consigo uma série de benefícios potenciais: