A Justiça de São Paulo determinou o bloqueio e sequestro de contas de 131 empresas suspeitas de aplicar uma série de golpes em motoristas envolvendo as Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH).
De acordo com as informações oficiais, essas empresas são suspeitas de aplicar os golpes alegando de maneira falsa que a CNH dos motoristas estavam suspensas.
Segundo a investigação conduzida pela Polícia Civil de São Paulo, as empresas estavam enviando mensagens falsas por WhatsApp, SMS e e-mail, informando que a CNH das vítimas estava suspensa ou cassada.
Ao clicar na mensagem, os motoristas eram direcionados para sites falsos que imitavam o portal do Detran ou do governo federal. Dentro desse site, essas vítimas inseriam seus dados pessoais e bancários, e até pagavam cobranças via boletos ou Pix.
Os recursos pagos eram transferidos diretamente para contas de empresas fantasmas.
Somente no estado de São Paulo, estima-se que mais de 670 contas bancárias ligadas ao golpe tenham sido identificadas desde o início desse ano de 2024.
É importante destacar que o DETRAN de São Paulo já se pronunciou sobre esses golpes. O Departamento afirma que não envia notificações por redes sociais ou pelo e-mail. Qualquer tipo de notificação oficial é enviado por meio de carta com QR code para consulta no portal da autarquia.
Os motoristas também são alertados a não clicarem em qualquer tipo de link que são recebidos em redes sociais. A grande maioria dos criminosos utiliza esse sistema de captação para enganar as pessoas
Várias pessoas já caíram nesse golpe e perderam dinheiro e dados para os criminosos. Detrans de todo o país começaram a divulgar comunicados em páginas oficiais em suas redes sociais alertando sobre esse tipo de golpe.
A Associação Nacional dos Detrans registrou casos de fraude em 18 estados e também no Distrito Federal até aqui.
No alerta, os Detrans afirmam que não enviam nenhum tipo de mensagem por sms, e-mail ou aplicativos de mensagem, e também não costumam fazer contato por telefone. Assim, a dica é ignorar esses avisos quando eles chegarem até você
“Durante os processos de suspensão, a gente aciona o condutor, sim, mas por vias oficiais. Todas essas notificações são enviadas por correio, são publicadas em Diário Oficial e publicadas no site do Departamento de Trânsito”, explica Luana Amélia de Abreu Teixeira, diretora de processos administrativos de trânsito da Coordenadoria Estadual de Trânsito de Minas Gerais (CET / MG).
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento oficial que comprova de uma maneira geral a aptidão de um determinado cidadão para conduzir veículos automotores no Brasil.
A CNH é emitida pelos departamentos Estaduais de trânsito, conhecidos como Detrans. A emissão ocorre após o cumprimento de um longo processo de formação e avaliação do condutor.
Para obter uma CNH, o candidato deve atender a uma série de requisitos básicos, como ter uma idade mínima de 18 anos, saber ler e escrever, além de possuir documentos de identidade e CPF. O processo envolve ainda algumas outras etapas como exames médicos e psicológicos, aulas teóricas e também práticas em autoescolas credenciadas.
A CNH é categorizada atualmente conforme o tipo de veículo a ser conduzido pelo cidadão. Existe, por exemplo, a categoria A para motos, B para carros e C para veículos de carga, entre outros.
É importante lembrar que a CNH também funciona como uma espécie de identificação nacional no Brasil. A renovação periódica é necessária para a atualização dos exames médicos, que pode garantir a segurança no trânsito.
Especialistas afirmam que a CNH é uma espécie de símbolo de cidadania para os brasileiros atualmente.