Quando se fala de língua portuguesa para provas, a morfologia está entre as categorias mais solicitadas em concursos públicos, vestibulares e do ENEM. Podemos citar as classes de palavras como exemplo de assunto frequente nessas avaliações;
Há inúmeras questões que trata das classes de palavras, também chamada de classes gramaticais. Elas costumam aparecer em certames para nível fundamental, médio e superior. Ou seja, é uma matéria indispensável nos estudos.
Bom, primeiramente, é bacana explicar que a classe de palavras tem como objetivo organizar as palavras da língua portuguesa de acordo com a sua utilidade no texto. Isto é, qual é a função de cada palavra dentro de uma frase?
Ao todo, são dez as classes de palavras existentes:
Dessas dez classes de palavras, algumas são classificadas como variáveis e outras como invariáveis. A seguir você poderá ver quais se enquadram em cada grupo.
Fala-se que uma palavra é variável quando há a possibilidade de se ter o singular e plural dela ou então variação de gênero, entre feminino e masculino.
Lembrando que essas duas características podem ser vistas juntas na mesma palavra.
Essas classes de palavras acima podem ter variações de gênero: encontramo-nas no feminino e masculino, e também aparecem tanto no singular quanto no plural.
Já o verbo, apesar de se encaixar como uma classe gramatical variável, não sofre alterações no gênero. A variação é vista somente por haver a variante no plural.
Fala-se que uma palavra é invariável quando não sofre variação de gênero, assim como não podem aparecer no plural.
Essa é a divisão básica das classes gramaticais, que certamente pode cair em seu concurso público ou exames pré-vestibulares. Fique atento às dicas e bons estudos!