Você já solicitou a sua nova Carteira de Identidade Nacional? E o seu filho? Essa é uma dúvida que geralmente ocorre na cabeça de muitas pessoas nesse momento. Afinal de contas, crianças podem solicitar o documento que substitui o antigo RG?
De acordo com as informações do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), a resposta é sim. Pessoas de qualquer idade podem solicitar o novo documento emitido pelos estados. Até mesmo os bebês podem ter uma nova Carteira de Identidade Nacional.
Contudo, em todos os casos é necessário que essa criança tenha um Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) regular. Assim, se você pretende solicitar a nova carteira de identidade nacional para o seu filho, e ele ainda não tem o CPF, a dica é solicitar primeiro essa documentação, para só depois buscar a sua CIN.
Com o número do CPF do filho em mãos, basta comparecer ao local indicado pelo seu governo do estado para retirar a CIN. Note que também é importante levar consigo a certidão de nascimento da criança independente da sua idade.
Ainda de acordo com o MGI, qualquer criança pode tirar o seu CPF. Mas o local exato dessa retirada normalmente varia a depender das regras impostas pela sua unidade da federação.
Segundo as informações oficiais, nesse momento 21 estados e o Distrito Federal emitem o CPF nos chamados institutos de identificação.
Abaixo, você pode conferir a lista completa de unidades da federação que disponibilizam o CPF nos institutos de identificação:
De acordo com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, a nova CIN é de responsabilidade de cada estado. Isso significa que o cidadão vai precisar procurar a secretaria de defesa da sua unidade da federação para entender como o processo de solicitação está funcionando.
Em todos os casos, vale lembrar que o documento pode ser tirado por brasileiros de qualquer idade. De acordo com o ministério, o objetivo é “melhorar os cadastros administrativos, fortalecer as verificações das Forças de Segurança Pública e mitigar os problemas de fraudes no Brasil”.
Mas até quando você pode realizar essa troca? Ainda tomando como base as informações do Ministério da Gestão, o RG antigo, com impressão do polegar, deverá perder a validade ainda em 2032.
Isso significa que até lá, os brasileiros poderão seguir utilizando o documento atual sem nenhum problema. De todo modo, a dica é realizar a solicitação o quanto antes para evitar maiores problemas em um segundo momento.
Os dados oficiais apontam que os estados que registram proporcionalmente o maior nível de procura até esse momento são Piauí e Acre. Mas mesmo nesses casos, o nível de procura proporcional é de pouco mais de 20%.
No Piauí, por exemplo, a taxa da população que já está com a nova Carteira de Identidade Nacional é de 21,33%. Já no Acre, esse mesmo percentual é de 20,3%.
Amazonas, Alagoas, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Santa Catarina são estados que estão com um pouco mais de 10% da população com o documento em mãos.
Abaixo, você pode ver uma lista com as principais características da nova carteira de identidade. Assim, você pode entender as diferenças em relação ao documento antigo: