As cidades sustentáveis adotam medidas práticas e eficientes com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população, desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente.
Geralmente são cidades bem planejadas e com uma ótima administração. Hoje em dia existem várias cidades no Brasil e no planeta que adotam práticas sustentáveis.
Não se pode encontrar uma cidade que seja 100% sustentável, contudo, diversas delas praticam atividades sustentáveis em várias áreas.
As cidades sustentáveis precisam de ações voltadas para redução da emissão de gases do efeito estufa, com o objetivo de combater o aquecimento global.
Além disso, devem tomar medidas que busquem a manutenção dos bens naturais comuns. Tal qual o devido planejamento e qualidade no transporte público, sobretudo por meio de fontes de energia limpa.
O incentivo e planejamento urbano para o uso de meios de transporte não poluentes como a construção de ciclofaixas e o uso de bicicletas.
Tais medidas buscam melhorar a mobilidade urbana, reduzindo o tráfego de veículos. Ademais, as cidades sustentáveis, buscam através de políticas públicas a promoção de justiça social.
Desenvolvimento de sistemas voltados para a reciclagem de lixo, promovendo o destino adequado para os resíduos.
Implementação de programas educacionais visando o desenvolvimento sustentável. Além de investimentos em educação de qualidade.
Realizar um planejamento urbano eficiente visando colher frutos no longo prazo.
As cidades urbanas buscam também o desenvolvimento de uma economia local dinâmica e sustentável. Além de práticas voltadas para o consumo consciente da população.
Elas também promovem medidas que visam o uso racional da água e seu reaproveitamento. Tal qual a criação de programas que buscam a melhoria da saúde da população.
Esses municípios também promovem o desenvolvimento de espaços verdes (parques, praças) voltados para o lazer da população. Além de criar programas destinados para a arborização das ruas e espaços públicos.
Veja abaixo alguns exemplo de cidades sustentáveis no Brasil:
E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – Dicas de documentários sobre mobilidade urbana.