A cidade do Recife, em Pernambuco, aprovou nesta terça-feira (29) um novo Auxílio Emergencial municipal. Essa aprovação aconteceu na Câmara de Vereadores da cidade. De acordo com as informações oficiais, o placar final da votação terminou em um 35 a 0, ou seja, uma unanimidade entre os parlamentares.
Assim, o próximo passo para a aprovação do projeto é a sanção do Prefeito do Recife, João Campos (PSB). Não se sabe ao certo quando ele vai fazer isso. No entanto, de acordo com fontes de dentro do governo municipal, ele deve assinar os documentos ainda nesta semana. É que há uma certa pressa para a liberação deste dinheiro.
Segundo as informações da Prefeitura, esse auxílio tem como alvo as pessoas que fazem parte de agremiações que costumam ganhar dinheiro nesse período do ano. A ideia é ajudar os grupos que possuem registro ativo com a Prefeitura para apresentações no ciclo junino entre os anos de 2018 e 2019.
Essa é portanto uma maneira de provar que o grupo realmente existe e que costuma ganhar dinheiro com essas apresentações. Vale lembrar que este ano de 2021 está passando em branco para as festividades de São João pelo segundo ano consecutivo. E isso é certamente um baque para esses trabalhadores.
“O projeto tramitou com muita agilidade na Casa, cumprindo todas as formalidades exigidas pelo Regimento Interno, mas demonstrando a disposição dos parlamentares para contemplar artistas e técnicos, que precisam desses recursos”, disse o presidente da Câmara de vereadores do Recife, Romerinho Jatobá (PSB).
De acordo com informações da Prefeitura, o projeto em questão não possui um valor fixo. Os montantes irão variar de grupo para grupo. Eles acertaram no entanto, que o mínimo nos pagamentos é R$ 1,5 mil e o máximo é R$ 10 mil.
Eles também deixaram claro que os grupos que declararem que possuem uma equipe técnica de apoio ganharão um valor um pouco mais alto. Será portanto um acréscimo de 20%. Pelo menos é isso o que a Prefeitura está prometendo neste momento.
Os membros do governo municipal adiantaram também que os pagamentos acontecerão em parcela única. Dessa forma, esses trabalhadores irão receber todo o dinheiro de uma vez. A responsabilidade de dividir a quantia entre os integrantes do grupo é unicamente da pessoa que pegar o valor do benefício.
Vale lembrar que o estado de Pernambuco tem outros auxílios temáticos como este. Em fevereiro, por exemplo, o Governo do estado e a Prefeitura do Recife aprovaram os seus benefícios para os trabalhadores que ganham a vida com o carnaval.
Além disso, o Governo do estado de Pernambuco também criou um auxílio para o São João. A lógica dos repasses se assemelha com essa ideia da Prefeitura do Recife. No entanto, os projetos atuam em frentes diferentes.
Em todo o Brasil, vários governos estaduais e prefeituras municipais estão criando auxílios para profissionais de eventos. É que muitos entendem que esses trabalhadores ainda estão sofrendo muito com os fechamentos das atividades nesta pandemia do novo coronavírus.