Sabemos que é muito importante atuar com pesquisas para gerar ações dentro do marketing digital. Todavia, algumas questões precisam ser levadas em consideração para elaboração das pesquisas.
Há muitas formas de realizar pesquisas dentro do marketing digital, inclusive orgânicas.
As pesquisas podem ser geradas junto aos clientes através de formulários por e-mail, enquetes nas redes sociais, formulários promocionais, etc.
Todavia, para atuar corretamente com essas pesquisas é importante ter clareza sobre alguns pontos, como a diferença entre dado e informação.
Há diferenças entre dado e informação, embora pareçam a mesma coisa quando pensamos em pesquisas de mercado.
Dado é o fato bruto, ou seja, ainda não foi relacionado, processado, organizado ou interpretado.
Dentro da pesquisa de mercado, informação é o dado processado.
A informação dentro da pesquisa de mercado ocorre de forma cíclica, da seguinte forma:
Seguindo essa lógica, as pesquisas são apuradas para que sejam úteis. Esse ciclo muita vezes é natural, mas sempre são apuradas as utilidades das informações.
Assim sendo, após as informações serem selecionadas, elas são inseridas no planejamento estratégico, servindo de apoio para as decisões gerenciais.
Essas informações também passam por outro ciclo, pois após virar ações de marketing, voltam para o planejamento através de outros dados, num ciclo de contínua busca por melhorias e objetividades.