Chegando o verão, o produto preferido para consumo dos brasileiros, é o sorvete. Além de ajudar a controlar o calor, é super gostoso. Por isso que hoje, nós vamos, dar os detalhes da franquia Chiquinho Sorvetes, bem como te dar dicas para abrir uma unidade franqueada.
A franquia Chiquinho Sorvetes foi fundada em Minas Gerais, na década de 80, como sendo um negócio familiar. E deu tão certo, que no ano de 2010, tornou-se franquia, sendo hoje uma das 50 maiores franquias do Brasil.
Possui na rede mais de 460 unidades em todo o país.
Em seu cardápio oferta-se aos clientes: sorvetes de sabores variados, açaí, milk shakes, sundaes, petit gateau e tortilhas. A rede possui como carro chefe, o sorvete da modalidade soft, que possui uma receita própria, para a base de produção.
Para abrir uma unidade da Chiquinho Sorvetes, é necessário que o candidato passe por processo seletivo online e presencial. Sendo necessário:
A franqueadora exige, participação na escolha do local onde instalará a unidade franqueada, é para tanto, enviará seus próprios profissionais. Além disso, o comprador da marca deverá participar de um treinamento presencial, envolvendo teoria e prática, bem como conhecer a rotina do negócio envolvendo a gestão e a preparação dos produtos.
Assim, para participar da seleção de franqueado, o processo inicia através do contato inicial com a franqueadora, ocorrendo sob forma de preencher o formulário de cadastro.
Na sequência, a franqueadora irá enviar ao candidato uma ficha de pré-qualificação, que deve preencher, e em seguida devolvida para a rede. Esta ficha de pré-qualificação, faz parte da primeira avaliação realizada do perfil do franqueado. Se houver aprovação, é dado sequência ao processo de seleção.
Assim, será marcada uma reunião presencial onde tem apresentação ao plano de negócios detalhadamente, e oferecem ao candidato uma cópia da COF (Circular de Oferta de Franquias). Após a avaliação da COF, e aceitação de todos os itens apresentados, é feita a assinatura do contrato de franquia. E com ela, o pagamento da taxa de franquia.
Após a efetivação do pagamento, o candidato já é considerado um franqueado e poderá dar início aos treinamentos, organização das instalações da unidade franqueada bem como a sua inauguração.
A franqueadora oferece ao franqueado 2 formatos de franquia, sendo que em cada um dos modelos, é possível optar por localizar a unidade interno ou externo. Os formatos de franquias são:
Conforme a franqueadora, o perfil ideal para franqueador, identifica as seguintes características:
A franquia possui unidades franqueadas distribuídas em mais de 20 estados do Brasil, sendo que possui preferência pela expansão em cidades com mais de 50 mil habitantes.
Conforme a franqueadora, o maior interesse para expandir a marca é na região sudeste, mais especificamente no estado São Paulo, e na cidade de São Paulo. Não que outros locais do Brasil sejam excluídos.
Enquanto exigência da franqueadora, na participação da escolha do local para abrir a unidade franqueada, é que será avaliado, a quantidade de circulação de pessoas, o valor de locação, as condições do ambiente, bem como o contrato de locação.
Se caso o local escolhido não for de favorável pela franqueadora, o franqueado deverá procurar outro local, e novamente chamar as pessoas da franqueadora para fazer avaliação.