Economia

Chiquinho Sorvetes: conheça a franquia e veja como abrir uma unidade

Chegando o verão, o produto preferido para consumo dos brasileiros, é o sorvete. Além de ajudar a controlar o calor, é super gostoso. Por isso que hoje, nós vamos, dar os detalhes da franquia Chiquinho Sorvetes, bem como te dar dicas para abrir uma unidade franqueada.

Sobre a franquia

A franquia Chiquinho Sorvetes foi fundada em Minas Gerais, na década de 80, como sendo um negócio familiar. E deu tão certo, que no ano de 2010, tornou-se franquia, sendo hoje uma das 50 maiores franquias do Brasil.

Possui na rede mais de 460 unidades em todo o país.

Em seu cardápio oferta-se aos clientes: sorvetes de sabores variados, açaí, milk shakes, sundaes, petit gateau e tortilhas. A rede possui como carro chefe, o sorvete da modalidade soft, que possui uma receita própria, para a base de produção.

Como abrir uma unidade franqueada Chiquinho Sorvetes?

Para abrir uma unidade da Chiquinho Sorvetes, é necessário que o candidato passe por processo seletivo online e presencial. Sendo necessário:

  • preencher o cadastro disponível no site da franquia;
  • realizar entrevista com a franqueadora;
  • passar pela avaliação de perfil de franqueado;
  • finalizar o contrato de franquia.
Chiquinho Sorvetes – Reprodução Canva

A franqueadora exige, participação na escolha do local onde instalará a unidade franqueada, é para tanto, enviará seus próprios profissionais. Além disso, o comprador da marca deverá participar de um treinamento presencial, envolvendo teoria e prática, bem como conhecer a rotina do negócio envolvendo a gestão e a preparação dos produtos.

Assim, para participar da seleção de franqueado, o processo inicia através do contato inicial com a franqueadora, ocorrendo sob forma de preencher o formulário de cadastro.

Na sequência, a franqueadora irá enviar ao candidato uma ficha de pré-qualificação, que deve preencher, e em seguida devolvida para a rede. Esta ficha de pré-qualificação, faz parte da primeira avaliação realizada do perfil do franqueado. Se houver aprovação, é dado sequência ao processo de seleção.

Assim, será marcada uma reunião presencial onde tem apresentação ao plano de negócios detalhadamente, e oferecem ao candidato uma cópia da COF (Circular de Oferta de Franquias). Após a avaliação da COF, e aceitação de todos os itens apresentados, é feita a assinatura do contrato de franquia. E com ela, o pagamento da taxa de franquia.

Após a efetivação do pagamento, o candidato já é considerado um franqueado e poderá dar início aos treinamentos, organização das instalações da unidade franqueada bem como a sua inauguração.

Quais são os modelos de franquia disponíveis para o franqueado?

A franqueadora oferece ao franqueado 2 formatos de franquia, sendo que em cada um dos modelos, é possível optar por localizar a unidade interno ou externo. Os formatos de franquias são:

  • loja: as lojas podem ser externas e instalar na rua, ou em qualquer ponto comercial. Além disso, podem ser internas, e assim, instaladas em shopping center, galerias comerciais, aeroportos, e locais de grande circulação;
  • quiosque: Neste modelo o cardápio tem adaptação contendo os itens que mais vendem dos produtos da marca. No modelo interno, podem ter instalações em galerias ou no interior dos shoppings. Já no modelo externo, pode ter a instalação em estacionamentos, praças e cidades com menos de 50 mil habitantes.

Como saber o perfil ideal que a Chiquinho Sorvetes exige?

Conforme a franqueadora, o perfil ideal para franqueador, identifica as seguintes características:

  • espírito de equipe;
  • senso de liderança;
  • facilidade para lidar com pessoas;
  • possuir disposição para trabalhar em horários como fim de semana, feriados e horários noturnos;
  • disponibilidade de tempo integral para a unidade.

Qual é a preferência de localização geográfica para abrir uma unidade franqueada?

A franquia possui unidades franqueadas distribuídas em mais de 20 estados do Brasil, sendo que possui preferência pela expansão em cidades com mais de 50 mil habitantes.

Conforme a franqueadora, o maior interesse para expandir a marca é na região sudeste, mais especificamente no estado São Paulo, e na cidade de São Paulo. Não que outros locais do Brasil sejam excluídos.

Enquanto exigência da franqueadora, na participação da escolha do local para abrir a unidade franqueada, é que será avaliado, a quantidade de circulação de pessoas, o valor de locação, as condições do ambiente, bem como o contrato de locação.

Se caso o local escolhido não for de favorável pela franqueadora, o franqueado deverá procurar outro local, e novamente chamar as pessoas da franqueadora para fazer avaliação.