A Chapada dos Parecis é uma formação de relevo presente nos estados de Rondônia e Mato Grosso.
Trata-se de um território de enorme importância ecológica por conta da grande biodiversidade e a presença de belezas naturais, por isso se destaca como uma região importante para o turismo ecológico do Brasil.
A Chapada dos Parecis poderá surgir em questões de vestibulares e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Por isso acompanhe o post e fique por dentro do assunto.
A Chapa dos Parecis possui grandes extensões de terrenos planos e elevados, além de montanhas, cachoeiras, rios e vales.
O clima da região é tropical e equatorial úmido. A elevação média da Chapa dos Parecis é de 800 metros de altitude.
Sua vegetação é formada por dois importantes biomas brasileiros: na região de Rondônia é formado pela Floresta Amazônica, e no Mato Grosso pelo Cerrado. Existem também áreas de floresta tropical, sobretudo nas regiões mato-grossenses.
Além disso, a região da Chapada dos Parecis fica localizada na Bacia Amazônica. Podemos citar como os principais rios:
Ademais, podemos citar como principais atividades econômicas o turismo ecológico e de aventura, além do extrativismo vegetal. Vale destacar que em Rondônia a pecuária semiextensiva e a agricultura de subsistência também são desenvolvidas.
O ponto mais alto da Chapada dos Parecis é o Pico do Tracoá com 1.126 metros. Podemos citar como as principais serras:
Já as principais cachoeiras da região são:
Uma curiosidade: a palavra “pareci” refere-se ao grupo indígena dos parecis, que habitam a região Oeste de Mato Grosso. Além disso, o nome também é usado para referir-se à língua indígena aruaque, falada pelos parecis.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre a Chapada dos Parecis? Não deixe de ler também – Filmes que abordam o Bioma Amazônia.