O Bolsa Família, como muitos sabem, será antecipado neste mês de maio. O valor do benefício terá o crédito feito no primeiro dia do cronograma para aqueles que foram afetados pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Essa é uma resposta imediata de oferecimento ao suporte financeiro urgente àqueles que mais precisam durante tal crise.
A antecipação do Bolsa Família permite que todos os beneficiários recebam, como citado, o pagamento no dia 17 de maio, não importando o último dígito do NIS (Número de Identificação Social). Mas, para isso, é preciso preencher alguns requisitos essenciais.
São mais de 320 mil cidadãos que tiveram que abandonar suas casas devido às chuvas fortes no Rio Grande do Sul. Para auxiliar a população, vários benefícios foram liberados antecipadamente pelo governo. De acordo com informações, ao menos 900 mil gaúchos terão acesso de recursos antecipadamente.
Conforme os dados atualizados, o número dos desalojados duplicou em 24 horas, sendo que, agora, 327 mil pessoas saíram das casas pelas chuvas no RS. Tais pessoas deixaram tudo para trás, precisando, agora, de reconstruir a vida.
Para ter acesso ao benefício, não será preciso apresentar documentos adicionais ou cartão. Basta que se apresente a Declaração Especial de Pagamento que a prefeitura local emitirá. A medida garante os recursos disponíveis para todos integralmente, agilizando o procedimento e simplificando o acesso ao programa, principalmente para aqueles que precisam do apoio imediato do governo.
Por conta disso, o MDS divulgou a antecipação do Bolsa Família. Além disso, o prazo de atualização dos cadastros foi estendido para todas as famílias. Tal prorrogação oferece um pouco mais de tempo para a regularização das informações e a continuação do recebimento do benefício sem que haja interrupções.
Com o prazo ampliado, o processo da atualização cadastral fica mais acessível, o que permite que mais indivíduos tenham a oportunidade de permanecer no programa sem que aconteça a pressão dos prazos rígidos. Essa medida facilitará a vida dos cidadãos atingidos pelas catástrofes naturais, que agora terão mais tempo de resolver as pendências.
A seguir, é possível entender, na íntegra, quais são as regras para elegibilidade do recebimento do Bolsa Família, além do calendário para pagamentos referente ao mês de maio.
As famílias precisam cumprir compromissos dentro das áreas da educação e da saúde. São elas:
Veja abaixo quais são as datas do recebimento conforme o último dígito do NIS: