Quando pensamos em competências, dentro dos parâmetros da Administração, lembramos do que chamamos de CHA, que nada mais é do que os três pilares do conceito de competências para uma pessoa.
CHA é uma sigla que significa:
Dentro desses conceitos é que se torna possível gerir as competências de cada pessoa.
Refere-se à base teórica de uma pessoa, principalmente sobre certo tema. Essa habilidade se resume a estudos ou cursos anteriores. O que essa pessoa de fato aprendeu, mesmo intangível. Assim sendo, o conhecimento é o que a pessoa carrega de bagagem teórica.
As habilidades de uma pessoa, dentro do conceito do CHA, referem-se à experiência de fato dessas pessoas. Experiências nas quais a pessoa colocou em prática o seu conhecimento teórico.
As atitudes envolvidas no conceito do CHA referem-se aos valores de cada um, assim como seus comportamentos. Ainda e levado em consideração o fator emoção humana, uma vez que as emoções impactam diretamente em nossas atitudes.
Só é considerada uma competência quando há um equilíbrio dessas três habilidades. Dentro do conceito CHA, uma pessoa só pode ser considerada competente quando:
Na prática as competências podem ser definidas de outras formas, ou ainda, uma pessoa pode encontrar uma solução para algo que não foi vivenciado ainda, e essa pessoa estará adquirindo a habilidade naquele momento.
Entretanto, dentro da Administração conceitual, são essas vertentes a origem das competências.
Claro que o conceito não contempla as dinâmicas atuais dos postos de trabalho e o fator virtual.
Nestes quesitos, o CHA poderia até ser validado, porém a ordem não seria essa. Pois a impressão que o mercado de trabalho nos passa, assim como o empreendedorismo, é a de que não temos tempo para seguir essa ordem.
Ainda que Administração nos diga que é essa é a forma correta de assimilação dos fatos que resultam em uma ou mais competências.