Centro de custo é uma unidade interna da empresa, de modo que se refere a um projeto ou departamento, ao passo que agrupa receitas e despesas. Sendo assim, é uma maneira de analisar dados gerenciais.
É uma maneira de administração das receitas e despesas de cada departamento, de modo que os cálculos de cada setor ficam facilitados pela divisão.
Sem realizar essa divisão fica impossível definir orçamentos para os projetos, uma vez que são por essas divisões que se alocam recursos.
A administração da empresa fica clarificada, facilitando a tomada de decisões cabíveis. Uma vez que cada área do negócio fica encarregada de definir a verba do seu centro de custo. Ou ainda que a empresa não disponibilize o orçamento dessa forma, fica clara a finalidade do orçamento geral da empresa.
Assim sendo a empresa pode entender os custos das áreas, bem como o desempenho de cada plano de ação.
Os valores orçamentários podem ser divididos de várias maneiras, ao passo que cada segmento possui uma forma de elaborar suas despesas. No entanto, as divisões mais usadas são por custo direto e indireto, ou ainda, produtivo e não produtivo.
O centro de custo direto ou produtivo, refere-se às atividades principais do negócio, ou seja, sua operação. Já o centro de custo indireto, ou não produtivo, refere-se aos setores administrativos e gerenciais, ou seja, os setores que geram despesas, porém são fundamentais para o funcionamento da operação da empresa.
Importante ao empreendedor alocar suas despesas por centro de custo logo no início do negócio. Uma vez que faz parte do controle administrativo do negócio. Certamente uma empresa que analisa o centro de custo possui uma forma mais objetiva de dividir valores orçamentários.
No entanto, para que essa divisão seja real, cabe à empresa dividir o centro de custo na implementação de um sistema automatizado, alimentando custos de despesas de forma correta e em tempo real.