Na última segunda-feira (1º), muitos celulares deixaram de operar o WhatsApp. O mensageiro vem avisando sobre a ação há alguns meses, porém, aqueles que não sabiam da novidade foram pegos de surpresa.
Veja também: WhatsApp testa função que vai alterar status do aplicativo
O mensageiro passou por uma atualização deixando de ser compatível com sistemas operacionais mais antigos, como o Android 4.0.4 e inferiores e o iOS 9 e anteriores. Desta forma, os usuários que possuem um celular com essas versões, precisam atualizar o aparelho ou transferir a conta para um dispositivo com uma versão mais recente.
O WhatsApp fez um alerta para os dispositivos que deixariam de funcionar o aplicativo. “A partir do dia 1º de novembro de 2021, o WhatsApp não será mais compatível com aparelhos Android com o sistema operacional 4.0.4 e versões anteriores”, diz o aviso.
Neste sentido, o mensageiro continuará operando nos seguintes sistemas:
“É uma prática padrão para empresas de tecnologia não manter o suporte para modelos de hardware e software mais antigos e cada vez menores, por tempo indeterminado, a fim de usar esses recursos para oferecer suporte a sistemas operacionais novos e em crescimento”, disse o WhatsApp.
Com isso, o usuário do aparelho desatualizado em relação ao WhatsApp deve ao menos conferir as condições do sistema operacional e verificar se é possível atualizá-lo. Neste caso, o acesso à configuração é distinto conforme a fabricante. Então, confira a seguir como realizar a operação em celulares diferentes: