Muitas pessoas costumam dizer que o celular pode ser considerado lazer. Porém, será que isso é verdade? O que você pensa sobre esse assunto?
Para refletir sobre a temática, preparamos uma breve reflexão com considerações importantes sobre o uso do celular. Confira a seguir!
Até certo ponto, podemos dizer que sim. O celular pode ser considerado lazer quando usamos para assistir algo divertido ou jogar conversa fora com os amigos, por exemplo. Porém, precisamos ficar atentos à linha tênue entre usá-lo como lazer ou ser “viciado” no celular e nas redes sociais.
Se você sente que não consegue deixar o celular de lado e em qualquer hora de descanso do dia você está com ele na mão, cuidado! Pois pode ser que você esteja, até certo ponto, muito “dependente” – não no sentido de doença propriamente dita – do uso do celular.
Portanto, ele pode ser considerado uma ferramenta de lazer em algumas circunstâncias, mas quando usado em excesso pode se tornar um problema na sua vida.
Se você tem passado muito tempo no celular, comece a avaliar os seus comportamentos: você sente que está usando só para lazer, ou está ansioso para checar as notificações, publicar diariamente nas redes, e assim por diante? Reflita sobre isso!
O uso excessivo do celular pode fazer mal para a saúde, gerando impactos como:
Por isso, apesar de que o celular pode ser considerado lazer, quando usado em excesso ele deixa de ser um momento de descontração e pode se tornar um problema de saúde física e mental. Sendo assim, saber avaliar essa linha tênue é muito importante.
Por fim, outro ponto que devemos levar em consideração quando pensamos sobre o fato de que o celular pode ser considerado lazer, é com relação aos hobbies ao ar livre.
Eles têm o poder de nos conectar com a natureza, fazer com que movamos o nosso corpo, estimulam o nosso cérebro e proporcionam, inclusive, a sociabilidade. Sendo assim, eles não podem ser substituídos por atividades no celular.
Se o seu lazer se resume a usar o aparelho, talvez este seja um bom momento para refletir a respeito de possíveis mudanças, concorda?
Pense sobre isso e busque uma vida mais saudável, ao ar livre ou com atividades que desconectem a sua mente de vez em quando. Cuide-se!