A popularidade dos diversos bancos digitais culminou com a vontade dos brasileiros em investir nas mais variadas maneiras de poupar além da convencional. Isso porque, atualmente, a poupança mostra-se menos vantajosa. Dessa forma, para que o dinheiro renda mais, necessita-se ficar atento, por exemplo, ao CDB PagBank 200% do CDI. Mas, será que essa é mesmo uma das melhores ofertas do mercado? Veja a resposta abaixo.
Primeiramente, é necessário ressaltar que, mesmo o PagBank tendo um dos CDI’s mais vantajosos hoje em dia, o PicPay vem tomando o posto, oferecendo 210%. Contudo, independente disso, o CDB PagBank 200% do CDI vale mesmo a pena?
Assim, de antemão, devemos dizer que esse percentual era uma promoção que teve o tempo limitado. Portanto, agora, essa carteira rende somente 130% do CDI. Entre outras opções de bancos digitais com rendimento, estão o Nubank, com 100% do CDI, e o Banco Inter, que pode chegar a até 104% do CDI em alguns casos.
Todavia, mesmo dessa maneira, por que o PagBank consegue entregar um rendimento tão acima dos outros? O primeiro ponto a se considerar para responder essa pergunta são as restrições desse rendimento.
Isso porque, diferentemente de outros produtos disponíveis, o CDB do PagBank permite que você invista, no máximo, até R$ 5.000. É claro que, para muitos, esse é um valor alto, mas quando falamos em uma reserva de emergência, por exemplo, não é tanto assim.
Além disso, o limite de vencimento do CDB 200% PagBank é de 3 meses (90 dias). Isso significa que, após esse período, seu investimento encerra, e o valor volta para a sua conta. Mas aí é que está a pegadinha: conforme a tabela do Imposto de Renda, nesse caso, a alíquota cobrada é a maior possível. Veja:
Ou seja: como seu dinheiro poderá ficar no máximo até 90 dias neste investimento, o Imposto de Renda cobrado será de 22,5% dos rendimentos. Portanto, esse também é um fator a se considerar.
Por fim, apesar disso, o CDB PagBank 200% do CDI ainda é um bom negócio, e trará a você retornos acima de muitas outras opções. Isso, principalmente em relação à poupança. Dessa forma, apenas faça o cálculo certinho quanto ao valor perdido de Imposto de Renda de acordo com o vencimento do investimento. Boa sorte!