Você sabe o que pode causar sono durante o dia? Está se sentindo muito cansado, porém não compreende por que essa sonolência tem sido tão presente na sua rotina?
Neste texto, buscamos elencar fatores que podem lhe ajudar a identificar alguns gatilhos para esse sono excessivo. E lembre-se: nunca descarte o acompanhamento médico, especialmente se você estiver sofrendo com prejuízos de memória, concentração, etc. Afinal, o nosso sono é importantíssimo, pois regula uma série de funções cerebrais, ok?
Vamos ao conteúdo!
O sono diurno pode ser provocado por muitas circunstâncias. Quando ele se torna corriqueiro, isto é, muito frequente, é preciso conversar com um médico para descartar a possibilidade de haver algum problema de saúde. Ademais, em outras circunstâncias o sono diurno pode estar associado à baixa qualidade do sono, sobrecarga de trabalho, uso de medicamentos, etc. Veja um pouco mais sobre cada um desses pontos:
Obviamente, quando dormimos pouco, ou acordamos diversas vezes durante a noite, o nosso sono, infelizmente, não consegue ser reparador. Esse tipo de problema tende a tornar o nosso dia mais difícil e cansativo, prejudicando o nosso desempenho no trabalho e nos estudos, por exemplo.
Portanto, avalie a sua rotina do sono: será que você tem dormido a quantidade de horas ideal para o seu organismo? Será que tem descansado de verdade, se desconectando dos aparelhos eletrônicos? Avalie e busque implementar hábitos saudáveis em sua rotina do sono.
A carga de trabalho também pode causar sono durante o dia. Afinal, se há uma carga excessiva, a ponto de se cansar demais tentando concluir tudo, o sono pode começar a aparecer, pois a exaustão também está presente. Fique atento.
O tédio e a falta de insatisfação com o que é feito pode causar uma sensação de cansaço, preguiça, “peso” e, até mesmo, sono. Quando fazemos algo sem vontade de fazer, parece que a hora não passa, que o dia é mais pesado e que o cansaço não sai das nossas costas, concorda? Por isso, avalie se está na hora de buscar novos desafios para se sentir novamente estimulado e ativo.
O consumo de chás e alimentos que induzem o sono, como no caso da infusão de camomila, também pode ser o que está causando o sono durante o dia. Fique atento a esse tipo de consumo.
Como mencionado no começo deste artigo, as condições de saúde também podem causar sono durante o dia. Por isso, buscar a orientação médica é muito importante.
Afinal, problemas como depressão, diabetes, anemia e outros quadros clínicos podem ser a mola propulsora para esse problema.
Por fim, se você começou a tomar medicamentos específicos e tem notado um sono excessivo durante o dia, converse com o médico. Às vezes, os medicamentos podem ser a causa para o sono, e pode ser que você precise de pequenos ajustes na dosagem, até se adaptar.