O carvão mineral tem origem orgânica e caracteriza-se como uma rocha sedimentar, utilizado como fonte de energia.
Ele possui cor preta, pois trata-se de uma rocha sedimentar de origem fóssil, ou seja, formado através de sedimentação de resíduos orgânicos em condições especificas.
O carvão mineral poderá ser cobrado em provas de vestibulares, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!
O carvão mineral pode ser encontrado em jazidas localizadas no subsolo terrestre e extraído pelo sistema de mineração.
O carvão quando queimado libera diversas quantidades de energia, por conta disso tornou-se um recurso usado em usinas termoelétricas e indústrias siderúrgicas.
Sua composição tem os seguintes materiais:
Sua utilização começou sobretudo no período da Revolução Industrial no século XVIII. Nessa época utilizava-se para geração de energia em máquinas e locomotivas, sendo utilizado até os dias de hoje como fonte de energia.
A queima de carvão mineral na geração de energia, lança no ar partículas sólidas e gases poluentes. Eles são primordiais para que o efeito estufa e o aquecimento global aumentem.
Desse modo, trata-se de uma fonte de energia limpa, pois corrobora para a degradação do meio ambiente. No entanto, economicamente tornou-se uma energia muito barata, utilizada para geração de energia elétrica, sobretudo em usinas termelétricas.
Ele pode ser classificado de acordo com sua concentração de carbono. Ou seja, quanto maior a quantidade de carbono, maior será a sua pureza e potencial energético. Podemos destacar os principais tipos:
Por fim, podemos destacar que o carvão mineral tornou-se a principal fonte de eletricidade do mundo. Ou seja, 40% do carvão produzido destina-se para usinas termelétricas, onde posteriormente haverá a queima para geração de energia.
A saber, aqui no Brasil as maiores jazidas de carvão mineral ficam nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
Além disso, 40% do gás carbônico do mundo tem em sua origem o carvão mineral. E no Brasil cerca de 5,2% da energia criada no país tem como fonte o carvão mineral.
E então, gostou de conhecer mais sobre o assunto?
Não deixe de ler também – Biomassa: O que estudar sobre essa produção de energia