O cartaz é gênero textual produzido de forma clara e objetiva, para facilitar a compreensão no momento da leitura. Entre as suas características, está: divulgar alguém, algum evento ou alguma coisa.
Para melhor compreender sobre a estrutura e a função dos cartazes, vale a pena relembrar o que são os gêneros textuais.
Os gêneros textuais são as formas de linguagem que são empregadas nos textos. Cada texto possui uma característica que o diferencia de outro. São essas características que determinam a que gênero esse texto vai pertencer.
Texto dissertativo: ele demonstra uma opinião sobre um determinado assunto. É o texto mais solicitado nas redações dos vestibulares e do Enem. O seu objetivo não é convencer quem lê o texto sobre o assunto, mas expor as ideias do ponto de vista do seu autor.
Texto argumentativo: possui introdução, desenvolvimento e conclusão, e apresenta o assunto, expondo argumentos que enfatizam o que é informado.
Texto prescritivo: esse texto instrui o leitor sobre determinado assunto. Tem-se como exemplos as leis, os editais, e outros documentos prescritivos.
Texto narrativo: possui uma estrutura básica, com apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho. Um exemplo de texto narrativo é a novela, ou o romance.
Texto expositivo: esse tipo de texto expõe uma determinada ideia ou conceito. Pode ser comparativo, informativo ou descritivo. Os textos jornalísticos são exemplos.
Texto injuntivo: esse formato textual oferece instruções sobre algum assunto para o leitor. Manuais de instrução de equipamentos, por exemplo, são textos injuntivos.
Texto descritivo: refere-se ao assunto, fazendo a sua descrição, seguindo o ponto de vista do autor do texto. O cardápio é um exemplo.
O cartaz, assim como os demais gêneros textuais, tem o objetivo de transmitir uma mensagem. Muito usado em propagandas publicitárias, ele é encontrado facilmente pelas ruas. Também pode ser visto em escolas, restaurantes, entre outros locais.
Os cartazes possuem determinadas finalidades. Eles são colocados em locais por onde passam muitas pessoas, para que sejam vistos. São usados para instruir, persuadir e informar. Além disso, servem ainda para convencer, conscientizar ou sensibilizar o leitor.
Eles são vistos de duas maneiras: na linguagem verbal e na linguagem não verbal.
Na linguagem verbal são apresentadas as mensagens de forma clara e objetiva, com textos curtos, para que sejam vistos e entendidos pela maior quantidade de pessoas possível.
Já os cartazes não verbais, apresentam imagens que trazem relação com o que quer ser passado. Os conteúdos são atraentes, para chamar a atenção das pessoas.
Veja o exemplo de cartaz com linguagem não verbal:
Quem encontra a imagem acima em qualquer ambiente, já entende que ali é um local onde se pode descartar o seu lixo.
Mais um exemplo comum de cartazes, são os produzidos para persuadir o seu leitor. Geralmente eles são usados nas campanhas políticas, ou em campanhas de saúde do governo.
Outro exemplo é o cartaz utilizado nas passeatas e manifestações. Eles apresentam as reivindicações e cobram por respostas.
Os cartazes promovem a comunicação com o leitor, levando as informações de forma compreensível e de fácil acesso.
Algumas regras são importantes na hora de confeccionar um cartaz. Veja as suas características e o que deve ser seguido:
Geralmente o cartaz é utilizado para fazer divulgação. É fácil encontrar por aí anúncios de festas, shows, cinema. Mas eles podem ser utilizados também em manifestações políticas, em trabalhos escolares ou em anúncios de lançamento de algum produto. As agências de publicidade são grandes produtoras desses materiais.
Eles podem ser vistos também em campanhas do governo, como as de saúde, de desarmamento, contra as drogas, entre outras. No mercado fonográfico, são utilizados para fazer lançamento de artistas ou de discos.
Os profissionais que produzem esse tipo de material são os publicitários, artistas e designers.
É preciso prestar atenção na escolha do local para a sua divulgação, objetivando o maior número possível de leitores.