O cartão de crédito é uma das formas mais populares de pagamento atualmente. Ele permite que os consumidores realizem compras sem a necessidade de dinheiro físico ou débito em conta bancária. Porém, é comum que muitos jovens sejam atraídos por essa ideia. Então, por que não oferecer um cartão de crédito para menor de 18 anos?
Na matéria desta quarta-feira (12) do Notícias Concursos, abordaremos as vantagens e desvantagens de um cartão de crédito para menor de 18 anos. Além disso, comentaremos também sobre os cuidados necessários antes de solicitar um.
Leia mais: Mora do cartão de crédito: como evitar e lidar com essa situação
Uma das principais vantagens de ter um cartão de crédito enquanto menor de 18 anos é a possibilidade de começar a criar um histórico de crédito. Isso pode ser benéfico no futuro, quando o jovem precisar solicitar empréstimos ou financiamentos, por exemplo.
Além disso, ter um cartão de crédito pode ser útil em casos de emergência, como gastos inesperados com saúde ou consertos em casa. Ter um cartão de crédito nesses casos pode ajudar a evitar dívidas de juros altos em outros tipos de crédito.
Por outro lado, ter um cartão de crédito enquanto menor de 18 anos pode ter diversas desvantagens, como a falta de maturidade e experiência financeira para lidar com esse tipo de instrumento.
A falta de maturidade pode levar a gastos desnecessários e impulsivos, além de falta de planejamento financeiro. O jovem pode facilmente cair na armadilha do pagamento mínimo da fatura, o que pode levar a uma dívida ainda maior no futuro.
Antes de solicitar um cartão de crédito para menor de 18 anos, é importante tomar alguns cuidados para evitar problemas financeiros. Entre as principais precauções estão: