Mesmo com o grande crescimento do Pix, e a utilização diária por milhões de brasileiros, o cartão ainda é o meio de pagamento mais utilizado no Brasil. Nesse sentido, a modalidade de pagamento cresceu 24,6% no ano de 2022. Segundo a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), esse crescimento se deve ao aumento das transações via cartão de crédito e pré-pago.
De acordo com uma pesquisa da Abecs, os cartões movimentaram cerca de R$3,31 trilhões no ano passado, sendo R$ 2,1 trilhões em cartões de crédito (aumento de 29,4%) e R$ 992,4 bilhões no débito (aumento de 7,4%). Já os cartões pré-pagos movimentaram um valor bem menor, cerca de R$ 227,6 bilhões, no entanto, esse valor representou um aumento significativo da categoria, de 94,4%.
Além disso, o ticket médio para o cartão de crédito ficou em R$ 114,8 bilhões, sendo que no débito e pré-pago foi de R$ 64,4 bilhões e R$ 40,2 bilhões, respectivamente. Esses dados estão de acordo com o “Balanço do Setor de Meios Eletrônicos de Pagamento – Resultados 2022”, publicado pela Abecs em fevereiro de 2023.
Neste cenário, Junior Santos, CEO e Co-Founder da iDtrust e mentor da Singularity University & Founders Institute, afirma que as empresas do ramo devem ficar atentas ao comportamento do mercado. “As empresas do setor de cartões devem buscar se desenvolver cada vez mais, e uma possibilidade é contar com os fundos de investimento para tal desenvolvimento”, afirma o executivo.
A Serasa Experian realizou um estudo sobre a relação dos brasileiros com a modalidade do cartão de crédito. Essa pesquisa entrevistou 4.521 pessoas, no período entre 19 de dezembro de 2022 e 9 de janeiro de 2023.
Segundo os dados deste estudo, cerca de 19% dos brasileiros afirmam estar em busca de um novo cartão de crédito para 2023, com intuito de procurar por novas vantagens no serviço.
No entanto, mais da metade dos participantes do estudo (61%) disseram que, se encontrassem todas as vantagens em um único cartão de crédito, ficariam com apenas um. Além disso, 17% dos entrevistados afirmaram que não fariam esta mudança para apenas um cartão, devido ao fato de estarem acostumados com o número atual de cartões que possuem.
Segundo Junior Santos, os fundos de investimento podem ajudar as empresas de cartão de crédito a adquirir novos clientes. “Com recursos financeiros disponíveis, as empresas podem melhorar a oferta de seus produtos financeiros, aumentar a emissão de cartões, investir em campanhas de marketing, oferecer melhores condições para os clientes e expandir sua presença em novos mercados”, afirma.
Além disso, Santos também explica que os fundos de investimento são uma ótima alternativa de financiamento, para que as empresas possam crescer e se desenvolver. “Eles [fundos] são compostos por um grupo de investidores que aplicam seu dinheiro em uma carteira diversificada de ativos financeiros, como ações, títulos e outros instrumentos de investimento”, completou.
Por fim, segundo a diretora do Serasa Crédito, Amanda Rapouzo, os brasileiros estão priorizando o uso mais consciente dos cartões de crédito. “A pesquisa [realizada pela Serasa] indica que os consumidores querem ser mais estratégicos no uso do cartão, buscando formas mais econômicas e benefícios que serão usados em outras áreas da vida, como milhas aéreas”, afirma.