Está pensando em comprar um carro popular com os descontos do Governo Federal, mas ainda não se decidiu? É melhor pensar mais rápido. Segundo informações oficiais divulgadas pelo Ministério da Indústria, as montadoras já usaram mais de 80% dos recursos destinados pela União para o programa.
Segundo as regras estabelecidas pela MP do barateamento do carro popular, o projeto em questão vai ter duração de quatro meses, no máximo. Entretanto, o programa pode durar menos, caso os R$ 500 milhões destinados para as montadoras seja totalmente utilizado. Neste caso, os descontos concedidos serão automaticamente paralisados.
Dentro do mercado de automóveis, já há quem aposte que no ritmo atual, o programa de barateamento dos carros populares não vai durar mais do que mais alguns dias. Uma ala das montadoras acredita que não há mais espaço para manter os abatimentos até o final desta semana. Neste sentido, uma pergunta fica no ar: o governo vai prorrogar o projeto?
No processo de criação da MP do carro popular, houve muita discussão em torno do período de duração do programa. Vários donos de montadoras chegaram a se pronunciar para pedir que o projeto tivesse duração de um ano completo. Esta também era a posição do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que capitaneou o projeto desde o início.
Contudo, o fato é que o Ministério da Fazenda não gostou da ideia. Na avaliação da equipe econômica, manter a MP por um ano completo poderia se transformar em um grande problema para as contas públicas do país. No final das contas, ficou definido que o projeto vai ter duração de, no máximo, quatro meses.
Em entrevista concedida recentemente, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) disse que ainda não há uma definição sobre o prazo de duração do projeto, mas reconheceu que quando o dinheiro chegar ao fim é provável que os abatimentos dos carros populares sejam finalizados também.
“Isso vai ser decidido um pouco mais para frente. Provavelmente, essa não é uma decisão definitiva, mas provavelmente acabou os R$ 500 milhões, acabou o programa, o estímulo. Vai continuar o do caminhão e do ônibus porque esse é mais demorado, porque você tem que retirar da rua o caminhão antigo ou ônibus antigo para renovar a frota. Mas essa é uma decisão um pouquinho mais a frente”, disse Alckmin
Embora o Governo Federal ainda não tenha batido o martelo sobre o tema, hoje a tendência natural é de que não seja aplicado nenhum tipo de prorrogação no programa de barateamento do carro popular. Em entrevista recente, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) disse que não há mais espaço fiscal para esta manobra.
A declaração do ministro foi dada horas depois da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE) pedir por uma ampliação do projeto. “Para ampliar o sucesso da Medida Provisória, que tem sido fortalecida por descontos adicionais, ofertados pelas montadoras, seria oportuno que o Governo aumentasse o aporte de recursos para os automóveis e comerciais leves“, diz a nota.
Mas quais foram as marcas que mais se aproveitaram da liberação do dinheiro até aqui? De acordo com as informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços , a liderança ainda está com a marca FCA, grupo que é formado por Fiat, Jeep e RAM. Para elas, o Governo Federal liberou algo em torno de R$ 170 milhões conforme os dados mais recentes divulgados.
Veja a lista completa abaixo:
MARCA | BENEFÍCIO | PERCENTUAL |
Fiat + Jeep | R$ 170 milhões | 40% |
Volkswagen | R$ 60 milhões | 14% |
Renault | R$ 50 milhões | 12% |
Hyundai | R$ 40 milhões | 9,5% |
Peugeot + Citroën | R$ 40 milhões | 9,5% |
Chevrolet | R$ 20 milhões | 4,7% |
Nissan | R$ 20 milhões | 4,7% |
Honda | R$ 10 milhões | 2,4% |
Toyota | R$ 10 milhões | 2,4% |