Economia

Carro popular: governo vai ampliar MP do barateamento? Entenda

Está pensando em comprar um carro popular com os descontos do Governo Federal, mas ainda não se decidiu? É melhor pensar mais rápido. Segundo informações oficiais divulgadas pelo Ministério da Indústria, as montadoras já usaram mais de 80% dos recursos destinados pela União para o programa.

Segundo as regras estabelecidas pela MP do barateamento do carro popular, o projeto em questão vai ter duração de quatro meses, no máximo. Entretanto, o programa pode durar menos, caso os R$ 500 milhões destinados para as montadoras seja totalmente utilizado. Neste caso, os descontos concedidos serão automaticamente paralisados.

Dentro do mercado de automóveis, já há quem aposte que no ritmo atual, o programa de barateamento dos carros populares não vai durar mais do que mais alguns dias. Uma ala das montadoras acredita que não há mais espaço para manter os abatimentos até o final desta semana. Neste sentido, uma pergunta fica no ar: o governo vai prorrogar o projeto?

O que diz o Governo

No processo de criação da MP do carro popular, houve muita discussão em torno do período de duração do programa. Vários donos de montadoras chegaram a se pronunciar para pedir que o projeto tivesse duração de um ano completo. Esta também era a posição do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que capitaneou o projeto desde o início.

Contudo, o fato é que o Ministério da Fazenda não gostou da ideia. Na avaliação da equipe econômica, manter a MP por um ano completo poderia se transformar em um grande problema para as contas públicas do país. No final das contas, ficou definido que o projeto vai ter duração de, no máximo, quatro meses.

Mas vai prorrogar?

Em entrevista concedida recentemente, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) disse que ainda não há uma definição sobre o prazo de duração do projeto, mas reconheceu que quando o dinheiro chegar ao fim é provável que os abatimentos dos carros populares sejam finalizados também.

Isso vai ser decidido um pouco mais para frente. Provavelmente, essa não é uma decisão definitiva, mas provavelmente acabou os R$ 500 milhões, acabou o programa, o estímulo. Vai continuar o do caminhão e do ônibus porque esse é mais demorado, porque você tem que retirar da rua o caminhão antigo ou ônibus antigo para renovar a frota. Mas essa é uma decisão um pouquinho mais a frente”, disse Alckmin

Embora o Governo Federal ainda não tenha batido o martelo sobre o tema, hoje a tendência natural é de que não seja aplicado nenhum tipo de prorrogação no programa de barateamento do carro popular. Em entrevista recente, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) disse que não há mais espaço fiscal para esta manobra.

A declaração do ministro foi dada horas depois da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE) pedir por uma ampliação do projeto. “Para ampliar o sucesso da Medida Provisória, que tem sido fortalecida por descontos adicionais, ofertados pelas montadoras, seria oportuno que o Governo aumentasse o aporte de recursos para os automóveis e comerciais leves“, diz a nota.

MP do carro popular foi publicada no início do mês. Imagem: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil.

Os carros populares mais vendidos

Mas quais foram as marcas que mais se aproveitaram da liberação do dinheiro até aqui? De acordo com as informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços , a liderança ainda está com a marca FCA, grupo que é formado por Fiat, Jeep e RAM. Para elas, o Governo Federal liberou algo em torno de R$ 170 milhões conforme os dados mais recentes divulgados.

Veja a lista completa abaixo:

MARCA BENEFÍCIO PERCENTUAL
Fiat + Jeep R$ 170 milhões 40%
Volkswagen R$ 60 milhões 14%
Renault R$ 50 milhões 12%
Hyundai R$ 40 milhões 9,5%
Peugeot + Citroën R$ 40 milhões 9,5%
Chevrolet R$ 20 milhões 4,7%
Nissan R$ 20 milhões 4,7%
Honda R$ 10 milhões 2,4%
Toyota R$ 10 milhões 2,4%