É importante que a empresa tenha clareza sobre os conceitos relacionados à gestão interna por várias vertentes. Sendo assim, é importante entender alguns conceitos relacionados à gestão de recursos humanos, como a gestão de cargos e salários, por exemplo.
A implantação de uma gestão de cargos e salários se refere a uma organização interna que diz respeito à descrição, análise e avaliação dos cargos, bem como, seus ordenamentos. Dessa forma, construindo uma base sólida no que diz respeito à hierarquia da empresa. Além disso, essa é uma forma de alinhar a política salarial.
Por isso, é importante que os profissionais da área de recursos humanos e departamento pessoal se alinhem para que a empresa possa realizar esse projeto e amparar o processo de remuneração estratégica.
Sendo assim, é importante que a empresa avalie seus conceitos e metodologias utilizadas quanto ao setor de cargos e salários existentes e verifique quais os benefícios para a gestão.
A implementação de um planejamento estratégico voltado para essa necessidade requer que a gestão analise as etapas de um projeto de implantação de cargos e salários e verifique a comunicação desse planejamento.
Entretanto, essa implementação só será possível se a empresa realizar o devido levantamento de informações.
Dessa forma, a gestão da empresa poderá descrever os cargos respeitando a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) e as atividades realizadas internamente.
Bem como, este alinhamento poderá conduzir outros subsistemas de recursos humanos por meio da elaboração oficial da descrição de cargos.
Além disso, a empresa pode elaborar um manual para descrição e avaliação, dessa forma, o alinhamento fica formalizado e pode amparar premiações e planejamentos de carreira.
Além disso, é possível que a empresa atrele uma gestão por competências à descrição de cargos. Portanto, essa metodologia é bastante ampla e pode amparar a empresa em diversas necessidades.
Bem como, partindo desse projeto é possível criar novos métodos de avaliação. Assim é possível, construir novos instrumentos e criar fatores para progressão que atribuam pontos para que a empresa possa direcionar a carreira dos seus funcionários.
Por isso, é importante ter bastante clareza sobre a cultura interna e a viabilidade dessa implementação. Dessa forma, essa melhoria será direcionada de acordo com a necessidade da empresa.