A capoeira faz parte da cultura brasileira, na verdade, muitos a consideram um dos seus maiores símbolos. Desse modo, sempre aparece em questões de vestibulares e no ENEM relacionadas à cultura, sociologia, história, etc.
Vale muito a pena ficar por dentro deste tema para adquirir embasamento teórico. Conheça melhor essa manifestação cultural.
A capoeira ou capoeiragem é uma expressão cultural brasileira composta por uma mistura de: arte marcial, esporte, dança, música e cultura popular.
Através delas são construídas relações sociais e familiares entre mestres e discípulos, nas ruas e academias espalhadas pelo país.
Foi criada no Brasil em meados do século XVI quando o Brasil ainda era colônia de Portugal. Trazida da África para o Brasil, a capoeira tornou-se uma forma de luta e resistência dentro das senzalas.
A capoeira tem características específicas e por isso ela se diferencia de outras artes marciais. São elas:
A luta é acompanhada de palmas, canto e do instrumento musical berimbau.
Roda de capoeira
A graduação do capoeirista é feita por meia de cordas de diferentes cores, amarradas na cintura, indicando o grau que o discípulo está.
A música entoada pela roda de capoeira que é o círculo formado pelas pessoas, vai decidir o ritmo do jogo. A música é feita através de palmas, cânticos e do uso do berimbau.
O berimbau é um instrumento musical, feito com um madeira, bambu, arame, cabaça e uma pedra usada como acessório para fazer o som.
Além do mais, sua arte é composta por golpes conhecidos como:
Considera-se a capoeira também um luta de defesa, assim como de ataque, sobretudo usada nas senzalas, pelos escravos para se protegerem.
Manoel dos Reis Machado, o mestre Bimba, nasceu na Bahia em Salvador em 1899 e foi fundador da capoeira regional.
Prestou serviços comunitários e regionais, principalmente voltados para o público mais jovens. Além disso, criou o núcleo de documentação, com mais de 5000 títulos sobre a luta / dança, assim como outros temas relacionados.
Teve como grande mérito, tirar a capoeira da marginalidade. Ele expôs a luta para o presidente Getúlio Vargas em 1953.
O então presidente declarou “a capoeira é o único esporte verdadeiramente brasileiro” e resolveu transformá-la em esporte nacional brasileiro, uma grande conquista visto que a manifestação foi por muito tempo vista como uma prática de luta violenta.
Há diversos tipos de capoeira, mas as três principais são:
Este é o tipo de capoeira mais antigo. Tem como características golpes mais próximos ao solo, o ritmo musical é entoado de forma mais lenta, e durante a roda os participantes não batem palma.
Criada pelo mestre Bimba, tem como característica um ritmo musical rápido e seco, além de movimentação mais suave, a roda tem o acompanhamento de palmas.
Este estilo surgiu na década de 70 como uma mistura da capoeira de Angola e Regional. Consiste em movimentos mais rápidos e enérgicos.