Geralmente um empreendedor se preocupa com o capital de giro quando ele já está começando a faltar.
Porém, é preciso acompanhar ele dia a dia, mesmo por que o capital de giro é o dinheiro que a empresa precisa para manter o negócio funcionando.
O Capital de Giro está diretamente ligado ao Ciclo Financeiro da empresa, esse ciclo é a velocidade com que o dinheiro circula no empreendimento.
Sendo assim, quanto mais longo for o ciclo, maior será a necessidade do capital de giro.
Só que quando o capital de giro começa a faltar, existem formas de conseguir ele sem recorrer aos bancos.
Uma forma é antecipando as vendas e os recebimentos, das seguintes maneiras:
Se for vender a prazo, preferível priorizar o boleto bancário.
Se o cliente prefere comprar à vista, mostre as vantagens de comprar à vista sem juros altos de parcelamento.
Se ele prefere comprar à prazo, monte a estratégia onde os juros já estão embutidos, mas você parcela no preço à vista.
Para ajudar na preservação de seu caixa os pagamentos com prazos mais longos são fundamentais.
Para ajudar a diminuir os custos, os pedidos devem ser diminuídos para fornecedores que os produtos saem menos.
Priorize a negociação com aqueles fornecedores que seus produtos saem mais, a fim de ter mais crédito e prazo.
Lembre-se que todos os boletos que for pedido prorrogação devem ser pagos em dia, para garantir seus prazos.
Os impostos podem ser pagos parcelados sim, veja com seu contador a possibilidade do parcelamento e como ele pode ser feito.
Qualquer investimento com retorno esperado para mais de 6 meses deve ser suspenso. É hora de investir somente naquilo que vai trazer retorno a curto prazo.
Inovar as vendas é um fato nesse momento. Atender o cliente aonde ele estiver e principalmente atender as necessidades dele. Lembre-se são as vendas que sustentam o seu negócio.
Outro passo importante é reduzir custos e despesas como viagens, marketing de produtos que tem pouca saída, ou pequenas reformas que podem ser adiadas.
Vale lembrar antes de tudo que um plano de redução de custos é fundamental para o bom funcionamento de qualquer estrutura organizacional, seja ela pequena, média ou grande empresa.
Ele conecta objetivos e benefícios, buscando a melhor técnica financeira e técnica do negócio.