Como saber se estamos com cansaço ou desmotivação? Quais critérios levar em consideração na hora de avaliarmos a nossa rotina com base nessa perspectiva?
Muitas vezes, podemos confundir o cansaço físico e mental com problemas relacionados à motivação, e vice-versa. Por isso, neste texto nós buscaremos elencar algumas diferenciações que podem ajudá-lo a lidar com a sua situação de maneira mais assertiva.
Afinal, quando compreendemos melhor o que estamos sentindo, fica mais fácil agir de um modo que realmente propicie mudanças positivas em nossa vida, concorda? Portanto, acompanhe este texto e saiba mais!
Existem alguns fatores que podem nos ajudar a compreender se é cansaço ou desmotivação. Para isso, precisamos reservar um momento de autorreflexão e autoanálise, entendendo o que realmente estamos sentindo e em qual contexto essas sensações têm aparecido. Nos próximos tópicos, apresentaremos considerações que podem ajudá-lo a avaliar com mais atenção o que vem ocorrendo no seu dia a dia. Vamos lá!
O cansaço, normalmente, associa-se com algum episódio no qual nós nos expusemos a algum tipo de atividade que desgasta o corpo e a mente. É o caso de trabalharmos durante muitas horas ao longo do dia, ou praticarmos alguma atividade física de alta intensidade e, depois disso, sentir a sensação de exaustão.
Esse cansaço pode ser associado a algo que fizemos, de fato, e não a coisas abstratas, digamos assim. Isto é, quando estamos cansado de alguma coisa, conseguimos, na maior parte das vezes, compreender de onde esse cansaço vem: do trabalho, dos estudos, dos afazeres domésticos, e assim por diante.
Além disso, quando estamos cansados, conseguimos repor a energia com uma boa noite de sono, ou com uma pausa prolongada no trabalho e nos estudos. Dessa maneira, retomamos as nossas atividades com mais energia novamente.
Porém, se não dormimos bem e não temos tempo para pausas e descansos, a sensação de cansaço pode permanecer por dias. Por isso, muitas vezes, é confundida com desmotivação.
Para avaliar a situação, é interessante investir em um momento de descanso e de pausa, para verificar se você está cansado ou desmotivado.
A desmotivação, por sua vez, pode aparecer como uma falta de interesse por aquilo que deve ser feito. Enquanto o cansaço é uma sensação física e mental de falta de energia, a desmotivação pode ser encarada como uma “falta de vontade”, que também causa fadiga.
A desmotivação pode perdurar por dias, semanas e até meses, mesmo quando a pessoa tem uma rotina de sono equilibrada. Isto é, por mais que a pessoa descanse suficientemente, ela nunca se sente pronta para executar as demandas que estão diante de si, o que a faz procrastinar, por exemplo.
Sendo assim, avaliar o contexto para verificar se é cansaço ou desmotivação é muito importante para tomar as medidas corretas, como descansar – se for cansaço -, ou buscar ajuda, caso seja uma questão psicológica.
Na dúvida, converse com um profissional da saúde mental para avaliar a situação com mais assertividade. Boa sorte!